Oscar, de 34 anos, equaciona terminar a carreira - Foto: Instagram/Oscar Emboaba
Oscar, de 34 anos, equaciona terminar a carreira - Foto: Instagram/Oscar Emboaba

Internacional brasileiro recebe alta hospitalar após cinco dias de internamento

Oscar foi diagonisticado com síncope vasovagal

Oscar, médio brasileiro do São Paulo, teve alta hospitalar este domingo, após um internamento de cinco dias. O jogador tinha sido hospitalizado na passada terça-feira, depois de ter desmaiado e apresentado alterações cardíacas durante exames de rotina no centro de treinos do clube.

O jogador chegou a passar pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foi submetido a um cateterismo, uma ressonância magnética e outros exames para determinar a causa do desmaio.

O diagnóstico final confirmou uma «síncope vasovagal», uma condição que provoca uma perda transitória de consciência devido a uma queda súbita da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Para confirmar o quadro clínico, Oscar realizou um «tilt-test», que revelou uma resposta inadequada do sistema nervoso autónomo. De acordo com especialistas, esta condição não representa risco de vida e pode ser tratada com medicação ou através de uma pequena intervenção.

O São Paulo confirmou a alta do atleta em comunicado oficial: «O médio Oscar recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein este domingo (16). O jogador deu entrada no hospital na tarde de terça-feira (11), após apresentar uma intercorrência com alterações cardiológicas durante exames realizados no SuperCT. Uma extensa investigação realizada no hospital confirmou que o jogador apresentou um episódio de síncope vasovagal.»

Apesar do tratamento poder permitir o regresso ao futebol, o futuro de Oscar no desporto profissional permanece incerto. Com 34 anos, o jogador está a ponderar, juntamente com a família, se continua a carreira ou se anuncia a retirada, sendo esta última a hipótese mais provável.