Incêndio na COP30
Incêndio na COP30

Incêndio na COP30 leva à evacuação de edifício

Chamas controladas em seis minutos. Maria da Graça Carvalho garante que a comitiva portuguesa está em segurança. Treze pessoas foram assistidas por inalação de fumo

Um fogo deflagrou esta tarde no Pavilhão de África, durante a Cimeira do Clima (COP30) em Belém, no Brasil, levando à evacuação de todo o recinto. A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, assegurou que todos os membros da comitiva portuguesa se encontram bem.

O alerta foi dado por volta das 14h00 locais (17h00 em Lisboa), e a intervenção dos bombeiros permitiu controlar o incêndio em cerca de seis minutos. Por razões de segurança, procedeu-se de imediato à evacuação de todo o espaço.

A ministra portuguesa explicou à RTP que a maioria da delegação se encontrava no Pavilhão de Portugal a preparar reuniões no momento do incidente e foram dos «primeiros a sair». A governante confirmou que os restantes portugueses, incluindo deputados e jornalistas, foram «todos contactados» e «estão todos bem».

Maria da Graça Carvalho relatou o incidente, afirmando que sentiu um odor intenso, o que a levou a dar ordens para que todos abandonassem o local. «Assim que comecei a sentir que havia um cheiro que podia ser perigoso, disse: 'vamos todos embora, vamos sair daqui para longe'. Eu afastei-me bastante», contou.

De acordo com um comunicado da presidência brasileira da COP30, o incidente resultou em 13 pessoas assistidas por inalação de fumo. A organização garantiu que foi prestado o «apoio médico adequado» e que a situação dos afetados está a ser acompanhada.