Fernando Gomes durante a cerimónia de posse como presidente do Comité Olímpico de Portugal
Fernando Gomes, líder do Comité Olímpico de Portugal (Foto: MIGUEL NUNES)

Governo entrega 7 milhões de euros para requalificar Centros de Alto Rendimento

Acordos foram assinados com o COP e o CPP

O Governo formalizou nesta quarta-feira a entrega de um pacote financeiro no valor de sete milhões de euros que visa a requalificação de cinco Centros de Alto Rendimento (CAR) e aquisição e modernização dos equipamentos de apoio ao treino. O apoio, lê-se em comunicado, «constitui um passo importante para colmatar os anos de falta de investimento do Governo nos CAR».

O acordo foi firmado com os Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, que vão gerir o apoio e contratualizar as requalificações com as autarquias de Anadia, Golegã, Montemor-o-Velho e Rio Maior, onde ficam os cinco CAR, bem como, com as federações desportivas de Badminton, Canoagem, Ciclismo, Equestre, Ginástica, Judo e Remo, cujos atletas vão beneficiar diretamente deste investimento.

De acordo com a informação divulgada em comunicado, a requalificação dos CAR será feita em parceria com as autarquias, enquanto a aquisição de material de treino contará com a colaboração das federações desportivas.

Este projeto de investimento já tinha sido apresentado em dezembro, antes da queda do Governo, mas o executivo que continua a ser liderado por Luís Montenegro manteve o compromisso assumido.

A BOLA apurou que o valor total deste investimento irá ascender a 10 milhões, mas os acordos assinados nesta quarta-feira e cuja execução pode ser iniciada é de 7 milhões.

O Governo sublinha que será feito um investimento global de 65 milhões de euros, cujo contrato-promessa jáfoi assinado, para o ciclo olímpico e paralímpico de Los Angeles 2028, valor no qual já está inserido este pacote agora entregue.

Já Fernando Gomes realçou a importância desta primeira parcela do apoio esperado. «Mais do que a assinatura de um documento, este é o arranque de um processo que vai ter impacto direto na preparação dos nossos atletas para os ciclos olímpicos vindouros», disse o presidente do COP.

«Estes centros de alto rendimento ao serem remodelados, criam melhores condições para eles desenvolverem toda a sua preparação, que, de certeza absoluta vai ter um impacto positivo na sua performance a muito curto prazo», acrescentou.