Hamilton destroçado após eliminação na Q2 do GP da Hungria
Hamilton destroçado após eliminação na Q2 do GP da Hungria

Hamilton descreve primeira época na Ferrari como «um pesadelo»

O heptacampeão mundial abandonou o Grande Prémio de São Paulo após um fim de semana desastroso, marcado por acidentes, uma penalização e falta de ritmo face ao colega Charles Leclerc.

Lewis Hamilton qualificou a sua primeira temporada na Ferrari como «um pesadelo», após um fim de semana para esquecer no Grande Prémio de São Paulo, onde acabou por abandonar devido a danos no monolugar.

O britânico, que ocupa um solitário sexto lugar no Campeonato de Pilotos e ainda procura o seu primeiro pódio ao serviço da equipa italiana, não conseguiu alcançar a fase final da Qualificação Sprint nem da Qualificação principal em Interlagos.

Hamilton, piloto da Ferrari
Hamilton, piloto da Ferrari

A correr no domingo a partir do 13.º lugar da grelha, o seu Grande Prémio foi marcado por dois incidentes: um toque com Carlos Sainz na Curva 1, que o atirou para o fundo do pelotão, e uma colisão com Franco Colapinto (Alpine) na traseira na reta da meta. Ambos os choques resultaram em danos graves no seu carro e ainda numa penalização de cinco segundos pelo toque em Colapinto.

A Ferrari retirou Hamilton da corrida na volta 39, findando o segundo abandono do ano para o piloto.

«Isto é um pesadelo, e já o vivo há algum tempo», afirmou o heptacampeão mundial depois da corrida visivelmente frustrado. «A oscilação entre o sonho de pilotar para esta equipa fantástica e o pesadelo dos resultados que temos tido, os altos e baixos, é um desafio. Queria muito dar-lhes bons pontos este fim de semana, mas voltarei o mais forte possível na próxima corrida para tentar recuperar».

O desempenho de Hamilton tem revelado falta de ritmo puro face ao colega Charles Leclerc, que se qualificou em terceiro para a corrida, antes de ser vítima de uma colisão.

O outro lado do pódio da Ferrari também não teve sorte. Logo no recomeço da corrida, Charles Leclerc foi vítima inocente de um toque entre Oscar Piastri e Kimi Antonelli, que o fez embater violentamente e perder o pneu dianteiro esquerdo do seu monolugar, forçando-o a abandonar de imediato.

Frederic Vasseur, chefe de equipa da Ferrari, lamentou o desfecho: «Foi um fim de semana difícil, pelo menos um domingo difícil. Tínhamos o Charles numa boa posição, ele teve um bom arranque, um bom recomeço, e estamos a pagar o preço total do acidente entre Antonelli e Piastri.»

Vasseur salientou que Leclerc não teve culpa e que o abandono representa uma «penalização a dobrar» na luta do campeonato, onde a Ferrari caiu para quarto lugar no Campeonato de Construtores, estando agora a 36 pontos da segunda classificada, a Mercedes.

A Ferrari arrisca-se a terminar a época sem vitórias pela primeira vez desde 2021, caso Hamilton ou Leclerc não consigam vencer em Las Vegas, no Qatar ou em Abu Dhabi.