Há uma estatística de Gyokeres que está a preocupar os adeptos do Arsenal
A vida de Viktor Gyokeres em Inglaterra não começou mal. Em cinco jogos na Premier League leva já três golos e é, por isso, um dos segundos melhores marcadores do campeonato inglês — só Haaland, com seis, marcou mais. Só que o sueco continua a ser alvo de críticas... nos jogos grandes, em que surge um dado curioso: se não marcou, também não rematou.
Frente ao Leeds, o bombardeiro sueco fletiu para dentro e marcou pela primeira vez em jogos competitivos com a camisola dos gunners, antes de, com um golo de penálti, fazer o 2-0. Frente ao Nottingham Forest apareceu a passe de Eberechi Eze e 'picar o ponto' logo a seguir ao intervalo. No entanto, nas vezes em que não marcou, não chegou sequer a visar a baliza. Não disparou na primeira jornada, frente ao Manchester United, em Old Trafford, não o fez na 3.ª ronda, na derrota por 0-1 em Anfield, frente ao Liverpool, e também não somou qualquer remate no empate a um golo em casa frente ao Manchester City.
Também isso está a suscitar dúvidas em alguns dos ex-jogadores da Premier League. Jamie Carragher, que considerou injustas algumas das críticas feitas ao sueco, afirmou que ainda foi «curto» o desempenho nos primeiros jogos da temporada. Gael Clichy, ex-defesa do Arsenal, defendeu que Gyokeres não é o avançado que os adeptos queriam, ainda que defenda a possibilidade de o avançado encaixar no estilo de Arteta. Desaparecido nos jogos grandes, eficaz quando é favorito. É esse, para já, o cartão de visita de Viktor Gyokeres na Premier League. Mas vale a pena recordar: ainda só fez cinco jogos neste regresso àquele que é considerado o melhor campeonato do Mundo.