Arteta ainda não resolveu 'problema Gyokeres', diz lenda do Arsenal
Apesar da liderança confortável do Arsenal na Premier League, Paul Merson, antigo jogador dos gunners e agora comentador, defende que Mikel Arteta ainda não resolveu o quebra-cabeças na posição de ponta de lança.
A formação orientada pelo técnico espanhol consolidou a sua posição com uma vitória por 3-0 sobre o Sunderland no sábado, num jogo em que Viktor Gyokeres bisou após o golo inaugural de Martín Zubimendi. O avançado sueco, que saltou do banco para render Gabriel Jesus, soma agora 13 golos em todas as competições na sua temporada de estreia.
Para Merson, a gestão dos avançados continua a ser um problema para o treinador. Em declarações à Sky Sports, o comentador analisou a situação. «De momento, Arteta não consegue acertar no que fazer. Se joga com Jesus, como fez contra o Manchester United, ele tem dificuldades. Na semana seguinte, joga com Gyokeres e ele tem dificuldades, depois entra Jesus. Desta vez, joga Jesus, tem dificuldades, e depois entra Gyokeres e marca. É uma decisão muito difícil neste momento, porque quem quer que comece não rende, é quem entra como suplente que o faz», explicou.
O ex-internacional inglês acredita que a eficácia dos suplentes se deve ao desgaste que os titulares impõem aos adversários. «Ambos são muito trabalhadores, desgastam os defesas. Quando o outro entra a 20 minutos do fim, os centrais estão cansados e batidos», explicou. No entanto, nem tudo são dúvidas no ataque do Arsenal. Kai Havertz tem estado em destaque, tendo marcado dois golos desde que regressou de uma lesão no joelho, incluindo o golo decisivo contra o Chelsea que garantiu um lugar na final da Taça da Liga.
Frente ao Sunderland, o alemão atuou no meio-campo, na ausência de Mikel Merino, e a sua exibição mereceu rasgados elogios de Paul Merson. «É a sua calma com a bola», afirmou. «Com ele no meio-campo, eles não têm muitos marcadores de golos ali, por isso, ao colocá-lo lá, ele dá-te esses golos. É muito calmo, muito relaxado, faz o passe para o primeiro golo de Gyökeres. É um bom futebolista», garantiu.