Guenther Steiner de saída da Haas
A equipa de Fórmula 1 da Haas anunciou esta quarta-feira que Guenther Steiner está de saída da organização. O japonês Ayao Komatsu, antigo diretor de engenharia do construtor norte-americano, vai assumir a função de chefe de equipa, antes ocupada por Steiner.
BREAKING: Guenther Steiner to leave Haas F1 Team effective immediately
— Formula 1 (@F1) January 10, 2024
Ayao Komatsu will replace Steiner as Team Principal #F1 @HaasF1Team pic.twitter.com/9kx1ho4H28
«Para avançarmos como organização, ficou claro que precisamos de melhorar o nosso desempenho em pista. Ao nomear Ayao Komatsu como Chefe de Equipa, temos fundamentalmente a engenharia no centro da nossa gestão», avançou Gene Haas, fundador da equipa.
«Tivemos alguns sucessos, mas precisamos de ser consistentes na obtenção de resultados que nos ajudem a atingir os nossos objectivos mais amplos como organização. Temos de ser eficientes com os recursos de que dispomos. Melhorar a nossa capacidade de conceção e engenharia é fundamental para o nosso êxito enquanto equipa», concluiu.
Team Owner Gene Haas explains the appointment of Ayao Komatsu as Team Principal.#HaasF1 pic.twitter.com/rkZycqPYDQ
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) January 10, 2024
Já o nipónico, que está na Haas desde 2016, inicialmente como engenheiro de corrida, mostrou-se naturalmente «entusiasmado» com a promoção.
«Tendo estado com a equipa desde a sua estreia em pista, em 2016, estou obviamente empenhado no seu sucesso na Fórmula 1. Estou ansioso por liderar o nosso programa e as várias operações competitivas internamente para garantir que podemos construir uma estrutura que produza melhores desempenhos em pista», frisou.
Ayao Komatsu comments on his appointment as Team Principal of MoneyGram Haas F1 Team.#HaasF1 pic.twitter.com/n7mRVI86GF
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) January 10, 2024
Ainda assim, Komatsu não escondeu que houve «frustração» nas últimas temporadas dentro da equipa, especialmente após uma época em que a equipa voltou a terminar na última posição do Mundial de Construtores, a segunda vez nos últimos três anos.
«Obviamente, não temos sido suficientemente competitivos nos últimos tempos, o que tem sido uma fonte de frustração para todos nós. Temos um apoio fantástico de Gene e dos nossos vários parceiros, e queremos refletir o seu entusiasmo com um produto melhorado em pista», assumiu.
O italo-americano assumia a mesma função desde que a Haas integrou no desporto motorizado, em 2016 e registou a melhor posição no Mundial de Construtores de 2018, quando terminou em 5.º. Apesar deste resultado, a organização norte-americana nunca foi além do oitavo lugar (2016, 2017 e 2022) e foi penúltima em 2019 e 2020.
(Notícia atualizada às 17.44h)