Piões no terceiro treino livre, este sábado

Grande Prémio do Azerbaijão assina novo contrato de longo prazo com a Fórmula 1

Corrida em Baku continua, pelo menos, até 2030

Os organizadores do Grande Prémio do Azerbaijão assinaram um novo contrato de longo prazo com a Fórmula 1, que manterá a corrida nas ruas de Baku no calendário do campeonato mundial pelo menos até 2030.

Ferrari conseguiu o primeiro e o segundo lugar na segunda sessão de treinos em Baku

A capital do Azerbaijão acolheu pela primeira vez uma prova de Fórmula 1 em 2016, então sob a designação de Grande Prémio da Europa. A partir do ano seguinte, a corrida mudou o seu nome para Grande Prémio do Azerbaijão, e as provas junto à costa do Mar Cáspio são conhecidas pela sua imprevisibilidade.

Prova disso é o facto de, nas oito corridas realizadas até agora em Baku, apenas um piloto ter mais do que uma vitória. Esse piloto é Sergio Pérez, que triunfou no Azerbaijão em 2021 e 2023. Além do mexicano, Nico Rosberg (2016), Daniel Ricciardo (2017), Lewis Hamilton (2018), Valtteri Bottas (2019), Max Verstappen (2022) e Oscar Piastri (2024) também venceram nas margens do Mar Cáspio. Em 2020, o Grande Prémio do Azerbaijão foi uma das corridas que não se realizaram devido à pandemia.

Stefano Domenicali, diretor do Grupo Fórmula 1, e Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA (IMAGO/Jakub Porzycki)

«Baku tem uma energia incrível e, desde a nossa primeira corrida aqui, somos sempre recebidos calorosa e entusiasticamente pelo povo do Azerbaijão. A pista é única, com secções técnicas e longas retas que atravessam a magnífica costa e a histórica cidade velha, proporcionando uma corrida atrativa todos os anos. A renovação do contrato reflete a confiança e o compromisso entre a Fórmula 1, o governo do Azerbaijão e o promotor, abrindo caminho para um futuro emocionante para o país. Gostaria de agradecer ao Presidente Ilham Aliyev e ao Ministro Gayibov pelo seu contínuo investimento e dedicação ao crescimento deste evento. Agradeço também à Federação Automobilística do Azerbaijão e ao seu presidente Anar Alakbarov, bem como à equipa em Baku, pelos seus esforços ao longo do ano para criar uma experiência incrível para os nossos fãs, pilotos e equipas», afirmou Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1

#DAZNF1