Leclerc pode igualar recorde de Schumacher em Baku
O fim de semana é de Fórmula 1, e pode ver Charles Leclerc igualar o recorde de Michael Schumacher de maior número de pole positions consecutivas numa única corrida da categoria pela Ferrari, caso seja o mais rápido na qualificação de sábado para o Grande Prémio do Azerbaijão.
Para o monegasco, esta poderá ser a quinta pole position consecutiva nas margens do Mar Cáspio, onde tem sido imbatível ao sábado desde 2021. Na verdade, Leclerc já conquistou cinco qualificações consecutivas em Baku, pois na temporada de 2023 o Azerbaijão também acolheu uma qualificação só para a corrida sprint, na qual o piloto de 27 anos também foi o mais veloz. No entanto, para efeitos estatísticos, apenas as qualificações para as corridas principais são contabilizadas.
Com a Ferrari, Schumacher alcançou cinco pole positions consecutivas em duas corridas – o Grande Prémio do Japão e o Grande Prémio de Espanha. Em Suzuka, o alemão venceu invariavelmente as qualificações entre 1998 e 2002, e em Barcelona a sua série durou entre 2000 e 2004.
O recorde absoluto de maior número de pole positions consecutivas numa única corrida pertence a Ayrton Senna, que entre 1985 e 1991 conquistou sete pole positions consecutivas para o Grande Prémio de San Marino, em Imola, primeiro com a Lotus e depois com a McLaren. Em segundo lugar está Lewis Hamilton, com as suas seis pole positions consecutivas para o Grande Prémio da Austrália entre 2014 e 2019, com a Mercedes.
O Grande Prémio do Azerbaijão disputa-se este fim de semana: a qualificação é no sábado, às 13h00. A corrida é no domingo, às 12h00.