Norris acelera mais que os outros no treino livre encurtado em Baku
Lando Norris foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Azerbaijão, que foi significativamente encurtada devido a um problema na pista de rua em Baku.
A sessão foi interrompida antes dos primeiros 14 minutos devido a detritos na linha ideal à saída da curva 16 do circuito. Posteriormente, verificou-se que os detritos não eram de nenhum dos carros, mas sim uma vedação colocada entre o lancil temporário e o asfalto das ruas de Baku.
Este dano na pista forçou uma pausa considerável, que durou aproximadamente 25 minutos. A razão para este longo atraso foi o desejo do controlo de corrida de realizar uma inspeção mais minuciosa da pista de 6,003 quilómetros e de corrigir o lancil problemático.
Norris supera Piastri por 0,31 segundos
Após o reinício do treino, todos os pilotos regressaram à pista e registaram os seus melhores tempos com os pneus mais macios para este fim de semana. Norris destacou-se, alcançando 1:42.704, superando o seu colega de equipa na McLaren, Oscar Piastri, por 0.310 segundos.
Para o australiano, a sessão não começou da melhor forma possível, pois teve de regressar às boxes no final da sua primeira volta rápida devido a uma avaria no sistema de propulsão do seu monolugar. A bandeira vermelha salvou Piastri, uma vez que, na prática, ele perdeu apenas uma volta rápida em comparação com os seus rivais durante a sessão.
Em terceiro lugar, atrás dos colegas de equipa da McLaren, classificou-se o vencedor das últimas quatro qualificações nas margens do Mar Cáspio, Charles Leclerc, que ficou a 0.552 de Norris.
Apenas 0.001 atrás do monegasco ficou George Russell, e o top 5 foi completado por Alex Albon, que terminou a 0.859 do líder e foi o último piloto com um atraso inferior a um segundo em relação a Norris.
Carro de Hamilton sofreu danos
No total, três pilotos tocaram nas barreiras durante o treino. O primeiro foi Lewis Hamilton, que regressou com um pneu furado e uma asa dianteira partida, após raspar na barreira na curva cinco.
Pouco depois, o seu antecessor na Ferrari, Carlos Sainz, raspou na barreira na curva 15, mas o piloto da Williams saiu ileso e até registou o seu melhor tempo nessa volta. No final da sessão, Piastri também tocou nessa barreira, mas, tal como Sainz, continuou sem danos.
O fim de semana do Grande Prémio do Azerbaijão, 17.ª ronda da temporada de 2025 de Fórmula 1, prossegue esta sexta-feira às 15:00, hora de Portugal, com a segunda sessão de treinos livres nas ruas de Baku.