Gil Vicente: Jogo da Taça de Portugal pode abrir espaço a segundas linhas
A visita do Gil Vicente ao Académico de Viseu, no sábado às 18h00, para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, surge como uma oportunidade para alguns elementos do plantel minhoto que têm tido menos tempo de jogo nesta temporada. Apesar de o plantel ter passado, na maioria, por uma pausa competitiva graças aos jogos internacionais, César Peixoto poderá promover alterações no onze inicial.
Na baliza, Dani Figueira perfila-se como titular, depois de já ter sido chamado à ação no último jogo do campeonato, frente ao Estrela da Amadora. No eixo defensivo, Antonio Espigares é um dos jogadores que mais pode beneficiar da rotação. O central espanhol soma apenas 16 minutos esta época e tem estado na sombra do dupla composta por Marvin Elimbi e Jonathan Buatu, os dois jogadores com mais minutos acumulados em 2025/2026 pelo Gil Vicente.
Nas laterais também podem surgir novidades. À esquerda, o francês Jonathan Mutombo, que se estreou esta época frente ao Estrela da Amadora ao entrar aos 61 minutos, aguarda nova oportunidade para se afirmar. A partida da Taça apresenta-se como um cenário propício para voltar a somar minutos. Do lado direito, Hevertton Santos também está na luta por voltar ao onze. O lateral brasileiro foi titular nas duas primeiras jornadas do campeonato, diante de Nacional e FC Porto, mas perdeu espaço. A deslocação a Viseu pode marcar o seu regresso.
No meio-campo, Zé Carlos é um caso particular. O médio tem sido utilizado em todos os jogos oficiais desta época, mas apenas foi titular numa das oito partidas disputadas. Com a possível gestão física de alguns elementos habitualmente titulares, o jogador poderá ganhar maior protagonismo no encontro da Taça de Portugal.
No ataque, Joelson Fernandes e Gustavo Varela são candidatos naturais à rotação ofensiva. Joelson chegou mais tarde ao clube e ainda não passou a barreira dos 200 minutos esta época. Já o extremo uruguaio tem sido presença regular nos convocados, mas ainda procura afirmar-se de forma consistente. Ambos podem beneficiar de uma rotação ofensiva que também pode abrir espaço a Agustín Moreira e Martín Fernández, igualmente opções válidas para César Peixoto.
De igual forma, Tidjany Touré e Carlos Eduardo, regressados de lesão, já jogaram num particular frente ao Paços de Ferreira, na última sexta-feira, e poderão vir a somar minutos em Viseu.