Futebol feminino: FPF confirma Damaiense na primeira divisão, Famalicão insurge-se
O Famalicão reagiu esta quinta-feira, em comunicado, às «duas decisões do Tribunal Arbitral do Desporto, que, não obstante não tenham carácter definitivo, têm como efeito prático a manutenção da formação do Damaiense na Liga BPI».
O Famalicão recebeu nas últimas horas indicação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de que irá disputar a segunda divisão de futebol feminino, depois de ter sido convidado a ocupar a vaga do Damaiense na Liga BPI.
A inscrição do clube do concelho da Amadora não tinha sido aceite pela comissão de licenciamento da FPF, pelo que aquele recorreu para os tribunais. Em julho teve uma providência cautelar aceite e mais recentemente uma decisão do Tribunal Arbitral do Desporto tê-la-á confirmado.
Contactada por A BOLA, a FPF — que a 27 de agosto já colocara o Damaiense no sorteio da competição com uma salvaguarda de que havia processo em curso — diz, através de fonte oficial, ter sido notificada de decisão favorável ao Damaiense e, nesse sentido, «respeita as decisões dos órgãos judiciais, como tinha respeitado as dos órgãos de licenciamento e certificação».
Da parte do Damaiense ainda não foi possível obter reação, apesar das tentativas de A BOLA.
«A decisão surpreende», explica o Famalicão, que «foi informado pela Federação Portuguesa de Futebol do não cumprimento dos requisitos de inscrição» do Damaiense «por parte da Comissão de Licenciamento da FPF, que então decidiu a não atribuição de Licença para participação no Campeonato Nacional Feminino da 1.ª Divisão (2025/2026) por não estar evidenciado o cumprimento de um conjunto de critérios».
Foi nessa ocasião, explicam os minhotos, que a FPF os convidou para integrarem a Liga BPI 2025/26, apesar de terem descido de divisão ao perderem um play-off com o Rio Ave. O Damaiense ficou no 7.º lugar na última época e, entretanto, mudou a sede para Loulé para jogar no Estádio Municipal Algarve.
Assim, o Famalicão critica esta decisão, «lembrando que todo o seu projeto desportivo foi formulado em função da informação da FPF da sua integração em 2025/26 na Liga BPI».
«A direção do Futebol Clube Famalicão e o seu departamento jurídico encontram-se a analisar o teor desta decisão e agirão em conformidade, na defesa dos seus legítimos direitos e interesses», conclui o emblema.
Artigos Relacionados: