Frenkie de Jong, médio do Barcelona e muitas vezes capitão
Frenkie de Jong, médio do Barcelona e muitas vezes capitão - Foto: IMAGO

Frenkie de Jong de regresso, mas as preocupações no Barcelona persistem antes do 'El Clásico'

O departamento médico em Camp Nou continua sobrelotado e ainda há dúvidas sobre vários jogadores titulares

Após alguns dias de incerteza, De Jong regressou aos treinos do Barça esta sexta-feira, segundo o jornal espanhol Sport. O médio debatia-se com problemas gastrointestinais, mas completou uma sessão de treino integral. Com isso, parece estar pronto para o clássico no Bernabéu, onde poderá fazer os seus primeiros minutos desde o duelo da Liga dos Campeões contra o Olympiakos.

LaLiga é o segundo campeonato com menor distância média de passe, segundo o CIES
Raphinha, De Jong e Pedri ao serviço do Barcelona

Enquanto o regresso de De Jong traz alívio, o restante do departamento médico continua a ser motivo de preocupação. Para Raphinha, a situação é menos animadora: o brasileiro teve de abandonar o treino na sexta-feira e deixou o centro de treinos antes mesmo do início da sessão coletiva. A sua lesão, contraída no final de setembro, continua a incomodar. No entanto, parece que vai mesmo ser titular. O defesa Jules Koundé também voltou a falhar devido a problemas físicos. Será testado apenas no último momento para verificar a sua disponibilidade.

Se Koundé não recuperar a tempo, Flick terá de fazer ajustes na sua defesa, com Araújo e García como substitutos lógicos. No ataque, Ferrán Torres está totalmente recuperado e pronto para ser titular. Marc-André ter Stegen, Joan García, Gavi, Robert Lewandowski e Dani Olmo estarão ausentes no domingo. Assim, a lista de indisponíveis continua longa, embora Flick recupere pelo menos uma peça importante com o regresso de De Jong.

Como se os problemas desportivos não fossem suficientes, uma tempestade também se abate sobre o Barcelona fora do campo. O clube está em conflito com La Liga devido ao plano de jogar um jogo do campeonato em Miami ainda este ano. A organização vetou a ideia e agora até considera uma ação judicial contra o sindicato dos jogadores.

Assim, o Barcelona prepara-se para o Clássico com mais perguntas do que respostas. O regresso de De Jong é um bem-vindo impulso, mas Flick sabe que a sua equipa está longe de estar completa. No domingo, às 16h15, no Bernabéu, ver-se-á se a calma no campo pode ser restabelecida.