Gonçalo Guedes titular pela Real Sociedad diante do Elche - Foto: IMAGO

Golo de André Silva, erro de Martim Neto, mas Guedes volta a roubar o protagonismo

Real Sociedad venceu o Elche, por 2-1, com os dois avançados portugueses em destaque, sendo que o ex-Wolves assistiu e foi ovacionado pelos adeptos ao ser substituído

Passo a passo, Gonçalo Guedes está a ganhar o estatuto de herói na Real Sociedad. Os bascos voltaram a vencer este sábado, em casa diante do Elche (2-1), e o internacional português voltou a contribuir diretamente para o resultado, ao fazer a assistência para o primeiro golo do encontro.

Martim Neto e André Silva também foram titulares, e o ex-FC Porto até marcou, mas esse golo não se traduziu em, pelo menos, um ponto. Numa bola lançada pelo guarda-redes para a profundidade, o ponta de lança ganhou a frente aos defesas e reduziu o marcador aos 42 minutos, numa finalização complicada. Este foi o seu primeiro golo de regresso de lesão, após um excelente início de época.

Porém, antes do golo de André Silva, os visitados já estavam a ganhar por 2-0 e tudo começou em Gonçalo Guedes. O luso recebeu a bola na frente e enganou o adversário ao cruzar de forma atrasada e rasteira para Sucic, que até falhou o remate à primeira, mas redimiu-se ao atirar de seguida a bola para o fundo das redes, aos 25 minutos.

Infelizmente, segundos depois, o médio croata lesionou-se e teve de sair do relvado, dando lugar a Turrientes (29'). Quem não teve uma noite positiva foi o outro português, Martim Neto, que fez um erro que resultou em golo: ao tentar passar para o seu guarda-redes, acabou por assistir Oyarzabal (37'), que não desperdiçou uma baliza aberta e aumentou a vantagem.

Na segunda parte ainda houve um golo anulado por fora de jogo a Marín e, nos minutos finais, o Elche tentava o golo do empate, mas acabou por sofrer o 1-3. Gorrotxategi lançou Oskarsson, que, acabado de entrar, somou o segundo golo consecutivo a faturar (89'). Bascos regressam ao 8.º lugar da LaLiga e estão cada vez mais perto do acesso às competições europeias, enquanto o Elche continua na luta pela permanência no 13.º posto.

Destaque ainda para o momento da substituição de Gonçalo Guedes aos 65 minutos. Numa altura em que Martim Neto já estava fora de campo, o avançado foi ovacionado pelos seus adeptos presentes nas bancadas, após uma grande semana em que colocou a Real Sociedad nos quartos de final da Taça do Rei e de ter marcado um golaço no dérbi basco em San Mamés (1-1).