FC Porto: VAR e outras tecnologias nas ideias transmitidas por Villas-Boas na EFC
André Villas-Boas, presidente do FC Porto, marcou presença no mais recente encontro da European Football Clubs (EFC), que decorreu na terça-feira, em Frankfurt, e se centrou na discussão sobre o futuro do futebol profissional.
Em nota publicada no site oficial, o clube azul e branco revelou que, no capítulo das Leis do Jogo, foram apresentadas várias preocupações perante David Elleray, ex-árbitro internacional e representante do IFAB. Aí, Villas-Boas reforçou o papel determinante que o IFAB pode desempenhar ao sensibilizar a UEFA para a importância de garantir a uniformidade do VAR e das tecnologias de arbitragem — como a tecnologia da linha de golo e o fora de jogo automático — em todas as competições europeias e, idealmente, em todos os países do top-8 do ranking da UEFA.
David Elleray adiantou que «poderão surgir em breve novidades e alterações ao protocolo do VAR», permitindo a sua intervenção em casos de erro grosseiro evidente. Também foram discutidas medidas para aumentar o tempo útil de jogo, uma preocupação crescente no panorama internacional.
Um dos temas centrais foi o calendário internacional, que motivou um debate sobre a necessidade de um «alinhamento mais eficaz entre clubes e federações nacionais no processo de chamadas dos jogadores às seleções», bem como propostas que visem salvaguardar o direito ao descanso dos atletas e promover uma gestão mais equilibrada das épocas desportivas.
O FC Porto refere, ainda, que «com esta participação, reforça o seu compromisso em influenciar positivamente o debate europeu, defendendo soluções que protejam os jogadores, promovam a integridade competitiva e contribuam para um futebol mais justo, moderno e sustentável».