FC Porto procura fazer história em Inglaterra
NOTTINGHAM — Embalado por mais um triunfo sobre o Celoricense, mantendo assim a invencibilidade na temporada — 10 vitórias e um empate, com o Benfica — o FC Porto tem pela frente, hoje, às 20h00, no City Ground, um enorme desafio, uma vez que terá de contrariar 55 anos de história, pois nunca venceu qualquer jogo em Inglaterra para as competições europeias — refira-se que o triunfo em 2020/2021, na Liga dos Campeões, sobre o Chelsea, com um golo de pontapé de bicicleta de Taremi, realizou-se em Sevilha, devido à pandemia Covid-19. Assim, mesmo na condição de visitantes, os dragões venceram, na prática, em campo neutro.
Não houve, portanto, motivos para festejos das 23 deslocações dos dragões a terras de Sua Majestade para duelos com ingleses, exceção feita a três empates, um deles de boa memória, em 2003/2004, na caminhada que redundou na conquista da Champions, com os portistas a alcançarem uma igualdade a uma bola em Old Trafford, graças a um tento nos instantes finais de Costinha, que motivou a famosa corrida desenfreada de José Mourinho para festejar com jogadores e staff perante o silêncio do Teatro dos Sonhos.
Mais recentemente, mais propriamente na primeira época de Sérgio Conceição no comando técnico dos azuis e brancos, os portistas empataram em Anfield, sem golos. A outra igualdade dos dragões em solo inglês foi em 2008/2009, novamente em Old Trafford, com Jesualdo Ferreira: um score de 2-2.
De resto, são 20 as derrotas do FC Porto em Inglaterra, daí que esta nova visita à ilha se revista de enorme importância, uma vez que, em caso de vitória, as portas da fase a eliminar da Liga Europa ficam praticamente escancaradas para a equipa de Francesco Farioli.
Invencibilidade à prova
Depois de oito jogos no campeonato português — onde averbou sete vitórias e um empate —, dois triunfos na Liga Europa (Salzburgo e Estrela Vermelha) e nova vitória com o Celoricense (Taça de Portugal), o FC Porto defronta um Nottingham Forest que atravessa uma crise de resultados e de identidade.
Os dragões querem aproveitar o bom momento de forma que têm exibido tanto no plano nacional como internacional na presente temporada e, ao mesmo tempo, tirar partido do estado anímico do adversário, que despediu Ange Postecoglou depois da derrota, por 3 -0 com o Chelsea, em casa, no sábado, em jogo relativo à 8.ª jornada da Premier League. Será também a estreia de Farioli como treinador contra equipas inglesas, pois nos anteriores desafios que teve enquanto timoneiro nunca defrontou um opositor vindo do país britânico. A primeira vez será na terra de Robin dos Bosques.