Luuk de Jong faz tratamento e não joga mais esta época - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+
Luuk de Jong faz tratamento e não joga mais esta época - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+

FC Porto: o ponto da situação da renovação de Luuk de Jong

Prioridade é dar ao avançado as condições para uma reabilitação serena da lesão que vai deixá-lo longe da competição. Reforço do contrato por mais um ano está contemplado e será analisado mais perto do final da época

Empenhado na reabilitação da grave lesão sofrida em novembro, que o obrigou a ser operado ao ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no passado dia 19 de dezembro, nos Países Baixos, Luuk de Jong não voltará a jogar esta época, mas está longe de perder peso no universo portista. O avançado continua a ser figura de referência no balneário, usando experiência, carisma e liderança para cimentar a união do grupo. Esse papel, na sombra do infortúnio que lhe bateu à porta esta temporada, é valorizado por Francesco Farioli e pela administração portista, sem esquecer que o internacional neerlandês é uma pessoa muito acarinhada pelos companheiros.

Ao mesmo tempo que observa por fora o desenrolar da campanha do FC Porto, Luuk de Jong concentra toda a energia para uma recuperação difícil, quer do ponto de vista físico, quer emocional, à rutura parcial do ligamento a que foi operado. Nesse sentido, as questões que dizem respeito ao futuro do ponta de lança no clube azul e branco serão discutidos mais tarde, até para permitir uma reabilitação livre de ruído. De lembrar que o avançado tem vínculo válido até ao final da temporada, que contempla outra época de opção.

Sem lesão, o tema já teria sido discutido pelas partes e a renovação acertada, até porque Luuk de Jong deu sinais claros da capacidade de não deixar Samu recostar-se à sombra da titularidade de que goza. Assim, segundo A BOLA apurou, as questões contratuais serão remetidas para uma fase mais adiantada da recuperação do jogador, ou seja, mais para o final da temporada. Há um compromisso nesse sentido, e a intenção de avaliar melhor a situação nessa altura, até para se perceber se o avançado estará pronto a treinar sem limitações na próxima pré-temporada — a previsão é que esteja. Depois, será tomada uma decisão conjunta entre a SAD e De Jong.

Luuk sofreu a lesão parcial do ligamento cruzado anterior (LCA) após um lance de impacto no jogo contra o Estoril, em dezembro, o que o levou a uma paragem prolongada e à necessidade de cirurgia, depois do problema que já tinha sofrido no mesmo joelho em setembro, por ocasião de um jogo-treino com o Lourosa, no qual sofreu choque aparatoso com o guarda-redes.

Antes da lesão, o reforço contratado a custo zero ao PSV destacou-se com um golo marcado na importante vitória dos dragões sobre o Sporting, por 2-1, no Estádio José Alvalade, um dos dois jogos em que foi titular. Foi ainda cinco vezes suplente utilizado, incluindo da Taça de Portugal (Sintrense) e Liga Europa (Nice).