FC Porto: o motivo pelo qual Yann Karamoh não pode ser inscrito na Liga Europa
Yann Karamoh já aterrou na cidade do Porto e deve ser oficializado em breve como reforço do FC Porto. O ex-Torino, que estava livre no mercado, vem compor o lote de extremos à disposição de Francesco Farioli, mas só poderá ser utilizado nas competições de âmbito nacional.
Explicamos porquê: a UEFA implementou, de facto, uma nova regra que permite a substituição de um jogador da Lista A que tenha sofrido uma lesão ou doença que motive uma ausência prolongada. Seria o caso de Nehuén Pérez.
Contudo, Karamoh — ou outro jogador livre que possa chegar entretanto ao Dragão — não cumpre um dos requisitos necessários para ser inscrito como substituto do central argentino, na Liga Europa, por um motivo muito simples: aquando da data-limite de entrega da lista de jogadores à UEFA (2 de setembro), o extremo ainda não estava inscrito nas instâncias nacionais, no caso, a Liga e a FPF.
Quer isto dizer, em termos práticos, que o FC Porto só poderá inscrever um substituto direto de Nehuén caso este já estivesse no plantel antes de 2 de setembro. Não é o caso de Yann Karamoh, que poderá jogar campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga.