Quem é Yann Karamoh, o extremo que faltava ao FC Porto?
Dezasseis dias depois do fecho do mercado de verão em Portugal, o FC Porto está prestes a assegurar o extremo que faltava no tabuleiro de Francesco Farioli. Trata-se de Yann Karamoh, franco-marfinense, de 27 anos, com um extenso percurso no futebol italiano. Em 2024/25 defendeu as cores do Torino, onde trabalhou com Lino Godinho, um dos adjuntos do treinador dos dragões.
Velho conhecido de Francesco Farioli — os dois trabalharam juntos no Karagumruk, em 2021/22 —, Karamoh chega ao Dragão para concorrer com Pepê, William Gomes e Borja Sainz por uma vaga nas alas do ataque, principalmente com o espanhol. Isto porque o ex-Torino atua preferencialmente pela esquerda. Destro e com bom porte atlético — mede 1,84 metros de altura —, Karamoh tem por hábito fazer uso das diagonais, procurando a baliza.
Ainda assim, o raio de ação do atacante não se remete ao flanco esquerdo. Karamoh já chegou a atuar pelo lado direito da frente ofensiva, fazendo uso do pé esquerdo, que, não sendo o dominante, também dá boa conta do recado. E, enquanto pupilo de Farioli na Turquia, jogou, esporadicamente, em zona frontal à baliza adversária.
De resto, uma das melhores temporadas de Yann Karamoh foi, precisamente, no clube turco. Em 35 jogos disputados, marcou quatro golos e fez uma assistência. Despontou em 2016, com 18 anos, nos franceses do Caen. Nessa primeira temporada como sénior, assinou cinco remates certeiros e deu outros três a faturar em 36 encontros. O suficiente para captar a atenção do Inter de Milão, que, após uma época de empréstimo (quase em modo de teste), pagou 6,5 milhões de euros pelo jogador.
Em Milão, acabou por não ter impacto de maior. Seguiram-se épocas positivas ao serviço de Bordéus e Parma. Surgiu, depois, a aventura turca, antes do regresso à Serie A, pela porta do Torino (e uma incursão de meio ano em França, no Montpellier). De referir que Yann Karamoh foi internacional jovem por França em todos os escalões compreendidos entre os sub-16 e os sub-21.
Para contratar Karamoh, livre desde 1 de julho deste ano, o FC Porto bateu a concorrência de outros emblemas europeus. O Getafe chegou a ser apontado como um dos interessados no extremo, que também despertava cobiça em França.