Victor Froholdt não pára de surpreender com a capacidade física que apresenta - Foto: Catarina Morais/KAPTA+
Victor Froholdt não pára de surpreender com a capacidade física que apresenta - Foto: Catarina Morais/KAPTA+

FC Porto: máquina nórdica fecha ano de explosão na casa dos... 55!

Nenhum jogador dos dragões (nem Diogo Costa!) fez mais jogos oficiais no ano civil que Froholdt. Entre clubes e seleção, foi bem para lá da meia centena. Influência ofensiva caminha para recorde

Os adeptos do FC Porto e todos aqueles que seguem o futebol português já perceberam que a palavra cansaço dificilmente entrará no dicionário de Victor Froholdt. O médio dinamarquês, contratado no último verão ao Copenhaga, é o jogador de campo com mais minutos acumulados no plantel azul e branco (1892') esta época, sendo apenas superado pelo guarda-redes e capitão Diogo Costa (1980').

Mas a maratona do jovem nórdico não começou no momento em que se mudou para a Invicta. No anterior clube, o agora camisola 8 dos dragões já dava provas de grande resistência. Tanto assim é que Froholdt vai fechar o ano civil com um total de 55 partidas realizadas — fora duelos de preparação — entre clubes e seleção. Isto, claro está, partindo do princípio (quase certo) que jogará amanhã (20h15), frente ao Aves SAD.

Por mais que se vasculhe, não é possível encontrar jogador às ordens de Francesco Farioli com uma folha de serviço mais extensa em 2025. Os mais próximos são Diogo Costa e Gabri Veiga, ambos com 52 desafios, seguidos de Samu e Rodrigo Mora, com 50 cada. O somatório de minutos do internacional dinamarquês também impressiona. São 4382', distribuídos da seguinte forma: 2079' pelo Copenhaga, 1892' pelo FC Porto e 411' pela seleção. O número ainda vai aumentar na receção aos avenses e sustenta o grau de afirmação que Victor protagonizou no último ano.

No que toca a objetivos para 2026, o jovem centrocampista olha, em primeiro lugar, para o coletivo. A meta primordial da equipa de Farioli passa por conquistar o campeonato, que foge da Invicta desde 2021/22, e deixar boa imagem na UEFA Europa League, mantendo também um olho na Taça de Portugal. Ainda assim, a produção de Froholdt torna plausível que o ex-Copenhaga possa estabelecer novos recordes pessoais no que toca a influência atacante numa só temporada. Em 2024/25, Victor anotou seis golos e deu outros três a marcar na Dinamarca; na presente época, a conta vai em três tentos e quatro assistências. Ou seja, com meia temporada pela frente, o nórdico, de 19 anos, está a duas ações decisivas de igualar o registo de toda a campanha transata, ainda ao serviço do clube onde se formou e estreou como profissional.

Algo que, a julgar pela amostra recente, dificilmente não será uma realidade. Froholdt tem surgido com maior frequência em zonas de finalização, aspeto que Farioli vai trabalhando com o médio no Olival. Mais uma valência a juntar ao já vasto rol de qualidades do jogador dos dragões, que, salvo imprevisto, também deverá marcar presença no Mundial 2026.