Dragões já tinham dominado os islandeses na 1.ª volta (Foto FCP)

FC Porto em noite de passeio europeu

Dragões abriram rapidamente um fosso no marcador nos 10m iniciais e depois de assegurarem uma vantagem de 13 ao intervalo, geriram o encontro na segunda parte. Agora só têm de pontuar na última jornada para passarem à Main Round

Só não se pode dizer que está apurado para a Main Round da Liga Europeia porque a matemática não o permite a uma jornada do fim da fase de grupos mas, esta terça-feira, o FC Porto deu um passo importante para a qualificação ao bater, a contar para a 5.ª ronda do Grupo D, os islandeses do Knattspyrnufelagio Fram por 44-30. Isto depois de ao intervalo já estar a liderar por 23-10.

Com o Elverum a ter ido à Suíça derrotar o Kriens-Luzern por 24-26 (19-20), os Dragões mantiveram o primeiro lugar da poule com 8 pontos,  apenas um desaire, e para seguirem em frente basta, sem depender de outros, pontuarem na derradeira jornada na Suíça, em casa do Kriens-Luzern. Adversário que na 1.ª volta ultrapassaram por 44-31.

Quanto ao encontro em si, antes que os adeptos na bancada conseguissem dizer Knattspyrnufelagio Fram sem erros nem gaguejar, já os homens de Magnus Andersson comandavam por 4-1, que rapidamente se transformou em 8-2 com quatro golos sem resposta, dois deles de Vasco Costa (5).

Depois de ter feito passar o jogo e finalização em Daymaro Salina (7), os portistas apostaram na transição para superar os nórdicos, que inicialmente cometeram o erro a também tentar surpreender na velocidade, mas quando se deram a perder por 13-4, com dificuldade de remate e perdas de bola, baixaram o ritmo.

Mesmo com três exclusões de 2m do FC Porto até ao intervalo, o forasteiros tiveram dificuldade em ultrapassar a defesa contrária e quando o conseguiram, estava lá um sensacional Diogo Rêma que, a par de Antonio Martinéz, com 11/10 em remates, e Henrique Magalhães (10/8) foram as principais figuras do dragões que no 2.º tempo limitaram-se a gerir a vantagem conquistada.