Benfica qualifica-se para a 'main round' da Liga Europeia -Foto: EHF/Ferencvaros

Benfica perde mas garante 'main round' da Liga Europeia

Encarnados qualificam-se na segunda posição do grupo devido à vantagem de onze golos no confronto direto com o Ferencvaros, depois do desaire esta terça-feira na Hungria, por 33-31

O Benfica confirmou esta terça-feira o apuramento para a main round da Liga Europeia, apesar da derrota por 33-31 frente ao Ferencvaros, em Budapeste, em jogo da 5.ª jornada do Grupo E. A vantagem de 13 golos (38-25) sobre os húngaros conquistada na partida da primeira volta, na Luz, é decisiva para os encarnados garantirem a continuidade na competição, ainda com uma ronda por disputar.

O Benfica recebe os alemães do Melsungen, também já qualificados, no fecho da fase de grupos, podendo perder. O Ferencvaros só poderá igualar o número de pontos dos encarnados (6) com triunfo sobre os suecos do Karlskrona, últimos da classificação, mas a diferença entre golos marcados e sofridos no confronto direto com as águias é amplamente desfavorável aos magiares. 

O Benfica marcou o primeiro golo da partida, mas os anfitriões, a quem a vitória por mais de 13 golos era obrigatória para manter as pretensões de qualificação, passaram para a frente do marcador, e os cinco minutos venciam por 5-2.

A primeira linha magiar e a exibição do seu guarda-redes criaram dificuldades aos benfiquistas, que tiveram em destaque Reinier Taboada, cuja argúcia pela baliza foi fundamental para manter a equipa na peugada da adversária, com cinco golos na primeira parte.

Reinier Taboada foi o melhor marcador do jogo, com nove golos (foto EHF/Ferencvaros)

Jota González ia ajustando o sistema defensivo, avançando Gabriel Cavalcanti, o que permitiu maior estabilidade atrás, e boa exibição do guarda-redes Rangel da Rosa também contribuiu para a réplica encarnada à pressão contrária. Alexis Borges deu avanço de dois golos (10-12) ao Benfica antes do intervalo, antes de o Ferecvaros reduzir para 13-14.

O Benfica enfrentou forte oposição da defesa do Ferencvaros (foto EHF/Ferencvaros)

O segundo tempo manteve o equilíbrio, com o Benfica a segurar vantagem mínima até ao 20-21, aos 38 minutos, mas um parcial de 3-0 dos húngaros (23-21) recolocou-nos na dianteira.

Nova série de três golos consecutivos dos magiares sem resposta colocou o marcador em 33-30, e decidiu o jogo. Um último golo foi melhor que a equipa portuguesa conseguiu, mas não evitando a derrota por dois, mas garantindo, por onze, o apuramento para a main round.