Marcano vai terminar carreira após o Mundial de Clubes (FOTO: FC PORTO)
Marcano vai terminar carreira após o Mundial de Clubes (FOTO: FC PORTO)

FC Porto: dois centrais na lista de compras da SAD

Final de carreira de Marcano e saída de Tiago Djaló abrem a janela de entrada a pelo menos dois centrais. Alvos estão identificados pela SAD. Otávio tem mercado, mas nao sai ao desbarato

No máximo secretismo e com os alvos perfeitamente identificados, André Villas-Boas, em perfeita consonância com a direção desportiva composta por Andoni Zubizarreta e Jorge Costa, além naturalmente do próprio Martín Anselmi, já se encontra no terreno a planificar aquele que será o plantel versão 2025/2026. As altas esferas do futebol azul e branco já têm em mente um ataque cirúrgica ao mercado de transferências e há uma certeza praticamente absoluta: a defesa vai ser reforçada com pelo menos dois centrais.

O final de carreira de Marcano, que entende ter chegado o momento de pendurar as botas, depois do sofrimento por que passou devido a duas lesões graves nos joelhos, bem como a saída devido a problemas disciplinares de Tiago Djaló, fazem com que o plantel fique privado de duas unidades para o eixo central para a época vindoura. Nesse sentido, os dragões estão no mercado à procura de substitutos, jogadores experientes e que se enquadrem na matriz de jogo preconizada pelo treinador dos azuis e brancos.

Zé Pedro, Nehuén Pérez — o FC Porto pagou há uma semana 13,3 milhões de euros à Udinese para comprar em definitivo 90% do argentino, que jogava nos azuis e brancos por empréstimo do emblema italiano desde o início desta época — e Otávio são os centrais que fazem parte do atual grupo de trabalho e que têm ligação contratual com o FC Porto para além deste verão, mas não é lícito, por exemplo, que o brasileiro permaneça no clube, tendo em conta os problemas extra-futebol que tem tido nesta época, mormente após a famigerada noitada em que estiveram envolvido mais jogadores da equipa.

Com efeito, o facto de 80% do passe ter custado à anterior Administração da SAD azul e branca faz com que os atuais dirigentes não admitam um cenário de prescindir do defesa-central por um valor baixo e para isso acontecer os potenciais interessados têm de deixar nos cofres portistas uma verba muito perto do preço pago ao Famalicão pelos seus direitos económicos.

E há ainda Fábio Cardoso, concluído empréstimo ao Al Ain (Emirados Árabes Unidos).

O próximo defesa promete assim ser bastante agitada para as bandas do Dragão, não apenas no que diz respeito a entradas, mas também saídas. Uma coisa é certa: o eixo da defesa será um dos setores que merecerá uma particular atenção dos responsáveis portistas, que nos gabinetes já têm uma lista de potenciais candidatos para reforçar a defesa, não apenas o eixo, mas também as duas laterais. Em linha de conta será levado sempre a mescla qualidade-preço e o perfil dos próximos reforços tem de se encaixar no ADN FC Porto, em que os jogadores têm um comportamento exemplar dentro e fora do campo...

Sugestão de vídeo: