Francesco Farioli, treinador do FC Porto - Foto: Catarina Morais/Kapta+
Francesco Farioli, treinador do FC Porto - Foto: Catarina Morais/Kapta+ - Foto: IMAGO

FC Porto: as soluções de Farioli para render Alberto Costa

Italiano pode perder o lateral português para outros jogos e já considera alternativas. Pedro Lima, emprestado pelos Wolves, pode ter estreia antecipada com Nacional e é opção de raiz. Plantel conta com outras alternativas de recurso, como Nehuén Pérez, Pablo Rosario e até Pepê para a posição de defesa direito

Alberto Costa não estará apto para o encontro contra o Nacional, no próximo sábado. A sua participação nas partidas seguintes, frente ao Rio Ave e ao Salzburgo, dependerá da resposta do jogador ao tratamento. Há otimismo, mas dada a natureza do problema existe a possibilidade de a sua paragem ser mais prolongada, o que representaria um revés significativo, sobretudo considerando o excelente momento que atravessava no FC Porto. Recorde-se que o lateral, contratado à Juventus, acumulou quatro assistências em apenas três jogos, frente ao V. Guimarães, Casa Pia (onde somou dois passes para golo) e Sporting. Quanto a Martim Fernandes, o jogador encontra-se a meio do processo de recuperação e, caso tudo corra conforme o esperado, deverá estar disponível para regressar apenas na segunda semana de outubro.

Perante este quadro, o treinador dos portistas tem duas hipóteses: ou parte para uma adaptação, o que já fez no passado com Zé Pedro, ou lança Pedro Lima, lateral-direito brasileiro de 19 anos que chegou ao FC Porto cedido pelo Wolverhampton, de Inglaterra.

Embora contratado numa lógica de reforçar a equipa B, a realidade é que Pedro Lima tem trabalhado em permanência com o plantel principal, até pela necessidade que Farioli sinalizou de ter um lateral-direito de raiz nas sessões, enquanto Martim Fernandes está em tratamento no gabinete médico. Acabou por ser um movimento de mercado pertinente, na medida em que Pedro Lima é considerado, ainda, uma das grandes promessas do Brasil.  Com 17 anos já demonstrava o seu talento na primeira equipa do Sport Recife e não tardou até se mudar para a Premier League, a troco de €10 milhões - o Wolverhampton pagou esse valor em duas parcelas, a últimas delas vence em dezembro deste ano. No emblema inglês dividiu-se entre formação principal — pela qual realizou seis jogos na época transata — e sub-21.

Com a promessa de estar próximo do plantel principal mesmo jogando na formação B, Pedro Lima não hesitou em deixar Inglaterra e abraçar uma aventura nos dragões. A estreia na equipa principal parece estar mais próxima do que o lateral poderia ter antecipado.  Também Dinis Rodrigues, lateral de 20 anos, da equipa B, mantém-se no grupo, garantido ao treinador dois defesas direitos de raiz.

Antes do jogo do FC Porto frente ao Gil Vicente, da 2.ª jornada, Farioli afirmou ter testado vários jogadores para a asa direita da defesa. Além de Pedro, que nas derradeiras horas da janela de transferências do verão se transferiu para o Cagliari, de Itália, observou a reação de Vasco Sousa ao lugar, sendo que o médio também saiu com destino ao Moreirense, e de Nehuén Pérez, este com algum conhecimento do posto dos tempos em que jogou na Udinese, de Itália. O reforço Pablo Rosario também pode dar uma ajuda na direita da defesa e há ainda Pepê. Claramente, Farioli aprecia mais ver o brasileiro a jogar como extremo, apesar do seu histórico como lateral-direito nos tempos de Sérgio Conceição.

Farioli já mostrou que não dá pontos sem nós, portanto, já terá na cabeça a solução para preencher a vaga no lado direito da defesa para a partida com o Nacional e para os compromissos futuros, se a lesão de Alberto for persistente, e deverá testá-la na partida de preparação com o Lusitânia de Lourosa, agendada para esta segunda-feira. O italiano não pensa apenas no jogador adequado para render Alberto, mas também na necessidade de ter outros nomes alinhados, para precaver qualquer cenário e uma baixa mais prolongada do titular.