Seleção vai jogar fora pela sexta vez consecutiva. Foto FPT
Seleção vai jogar fora pela sexta vez consecutiva. Foto FPT

Portugal visita El Salvador no regresso ao Grupo II da Taça Davis

A seleção de ténis volta a jogar fora de casa mas desta vez para um confronto inédito, depois de ter perdido com a China e descido um degrau na competição, o que não acontecia desde 2015

A seleção portuguesa de ténis vai defrontar El Salvador no Grupo II Mundial da Taça Davis, num confronto inédito entre as duas nações. O sorteio, realizado esta quinta-feira na sede da Federação Internacional de Ténis, em Londres, ditou que Portugal jogará novamente na condição de visitante, algo que acontecerá pela sexta vez consecutiva.

Este encontro surge após a derrota de Portugal frente à China no play-off do Grupo I, resultado que levou à descida da equipa lusa para o 38.º lugar do ranking da Taça Davis e ao regresso ao Grupo II, escalão onde não competia desde 2015.

O adversário, El Salvador, ocupa a 56.ª posição na hierarquia mundial e conta com apenas três jogadores no ranking ATP: Cesar Cruz (1.441.º), Diego Duran (1.683.º) e Juan Carlos Fuentes Vasquez (1.940.º). A eliminatória está agendada para os dias 18 a 20 de setembro, cabendo à equipa da casa a escolha do local e do piso.

O vencedor deste duelo garantirá um lugar no play-off de acesso ao Grupo I, a disputar em 2027. Recorde-se que a primeira participação de Portugal na Taça Davis remonta a 1925, tendo a seleção nacional disputado por cinco vezes a subida ao principal escalão (1994, 2017, 2019, 2023 e 2024), mas sem nunca ter alcançado esse objetivo.