Treinador embebedou-se e foi mandado de imediato para casa
O treinador principal da equipa finlandesa de saltos de esqui, Igor Medved, pediu desculpas mas nada mais havia a fazer. A Finlândia tem tolerância zero ao álcool e o esloveno foi imediatamente mandado para casa, por violar as regras da equipa ao consumir álcool nos Jogos.
Suomen mäkihyppymaajoukkueen päävalmentaja Igor Medved on lähetetty pois Milano-Cortinan talviolympialaisista.https://t.co/tOQY8arz1i
— Yle Uutiset (@yleuutiset) February 12, 2026
O treinador esloveno terá exagerado na bebida e, alegadamente, estava completamente embriagado. Esta atitude vai contra os princípios da Federação Finlandesa de Esqui, que adota uma política de tolerância zero em relação ao consumo de álcool nos Jogos Olímpicos.
«Levamos as violações das regras muito a sério e agiremos sempre rapidamente em tais casos», afirmou Janne Hanninen, chefe do Comité Olímpico Finlandês. Como resultado, Medved foi imediatamente colocado num avião de regresso à Finlândia e não voltará a ser treinador durante estes Jogos Olímpicos.
«Cometi um erro estúpido e estou muito arrependido», reagiu o próprio Medved ao incidente. «Quero pedir desculpa a toda a equipa finlandesa, aos atletas e aos adeptos. Espero que a equipa se concentre agora novamente nas competições e continue o bom trabalho», disse o treinador, visivelmente arrependido.
A conferência de imprensa agendada para esta quinta-feira foi imediatamente cancelada. As funções de treinador principal serão assumidas pelo assistente Lasse Moilanen durante o resto dos Jogos. Ainda não se sabe se Medved voltará à equipa finlandesa após o evento.
Medved foi, num passado distante, um saltador de esqui modesto. Entre 2001 e 2003, o esloveno participou ao mais alto nível, embora nunca tenha sido um dos destaques absolutos, e nunca conseguiu qualificar-se para os Jogos Olímpicos. Há alguns anos, assumiu o comando dos finlandeses, mas ainda não se sabe por quanto tempo.
Artigos Relacionados: