Samu homenageou Jorge Costa na primeira jornada da Liga (Foto: Catarina Morais/KAPTA+)

FC Porto: arquivamento é o desfecho mais provável do processo instaurado a Samu

Conselho de Disciplina visou avançado do FC Porto por causa de mensagem de homenagem a Jorge Costa

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou um processo disciplinar a Samu, avançado do FC Porto, na sequência da exibição de uma mensagem de homenagem a Jorge Costa no festejo do 2-0 frente ao V. Guimarães. No entanto, apenas um cenário muito improvável redundaria na aplicação de um castigo – uma multa, no máximo – ao ponta de lança dos dragões.

O desfecho expectável passa pelo arquivamento do procedimento disciplinar assim que este chegar à Comissão de Instrutores. Neste caso, o caráter específico da mensagem mostrada por Samu – «Descansa em paz, Jorge Costa» – não deverá levar o CD a avançar para uma sanção.

O artigo 161.º do regulamento disciplinar das competições organizadas pela Liga visa o «uso ilícito de slogans ou de publicidade», mas, neste caso particular, não é expectável que o gesto do internacional espanhol seja alvo de punição, até porque a mensagem não foi de teor publicitário ou político.

Em todo o caso, mesmo que isso se verificasse, o castigo traduzir-se-ia numa coima, não estando prevista a aplicação de uma moldura mais severa, como uma eventual suspensão.

Recorde-se que, no mapa de deliberações do CD referentes à 1.ª jornada da Liga, foi apenas indicado que houve abertura de processo disciplinar «para clarificação do critério quanto ao âmbito da norma sancionatória».

Sugestão de vídeo: