Button conquistou em 2009 o único título de campeão do Mundo de F1 que tem
Button conquistou em 2009 o único título de campeão do Mundo de F1 que tem

Ex-campeão de F1 anuncia fim da carreira profissional de piloto

Jenson Button, campeão mundial de F1 em 2009, vai fazer a sua última corrida oficial no Bahrain

Após competir em diversas categorias desde a sua saída da Fórmula 1, Jenson Button confirmou que a sua carreira no desporto motorizado profissional terminará nas 8 Horas do Bahrain.

O campeão do mundo de F1 em 2009 decidiu não participar em mais uma temporada do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), marcando assim o fim de uma era.

Button estreou-se na Fórmula 1 em 2000 pela Williams, tendo participado em 306 Grandes Prémios, o que o torna o sexto piloto com mais corridas na história da modalidade. Ao longo do seu percurso, somou 15 vitórias, 50 pódios e oito pole positions.

Jenson Button, ex-piloto de Fórmula 1

O ponto alto da sua carreira foi a inesquecível conquista do título com a Brawn GP em 2009. Numa história digna de conto de fadas, a equipa renasceu das cinzas da antiga Honda para vencer os campeonatos de pilotos e construtores na sua única temporada na F1.

Depois de abandonar a Fórmula 1 no final de 2016, com exceção de um regresso pontual em 2017, Button aventurou-se noutras competições, como o Super GT, corridas de sportscars e Extreme E. Participou também por três vezes nas 24 Horas de Le Mans.

Nos últimos dois anos, o piloto de 45 anos competiu no Campeonato do Mundo de Resistência. No entanto, anunciou que as 8 Horas do Bahrain, agendadas para 8 de novembro, serão a sua última prova profissional. Button pretende agora focar-se noutros projetos e, acima de tudo, dedicar mais tempo à sua família.

«Esta será a minha última corrida», afirmou Button à BBC Radio Somerset. «Sempre gostei do Bahrain, acho que é uma pista divertida, e vou aproveitar ao máximo porque será o fim da minha carreira profissional.»

Jenson Button

«Gostei muito do tempo que passei com a Jota no WEC, mas a minha vida tornou-se demasiado ocupada. Não seria justo para a equipa nem para mim entrar em 2026 a pensar que teria tempo suficiente para isto», acrescentou.

«Os meus filhos têm quatro e seis anos. Quando estamos fora uma semana, perdemos muita coisa e esse tempo não volta. Sinto que perdi muito nos últimos dois anos, o que foi aceitável porque sabia que ia acontecer, mas não estou disposto a fazê-lo por mais uma temporada.»

Jenson Button (IMAGO/Motorsport Images)

Apesar de se retirar da competição profissional, Button espera continuar a correr ocasionalmente por diversão com os seus próprios carros clássicos.

«Tenho carros clássicos que adoro pilotar e, para mim, isso é emocionante porque são meus. Adoro o aspeto mecânico», explicou. «É muito diferente dos carros com que compito no WEC e na F1. Sente-se uma ligação real, temos de fazer o ponta-tacão, acertar na mudança de caixa, não há aerodinâmica, é tudo mecânico.»