Alonso irónico com a FIA: «A ver se transmitem isto»
Fernando Alonso chegou ao México com a esperança de alcançar um bom resultado. Após sessões de treinos livres promissoras, o piloto espanhol não conseguiu qualificar-se para a Q3, partindo do 14.º lugar. Arrancar do fundo da grelha expõe um piloto a inúmeras adversidades, e desta vez, um toque com Esteban Ocon fê-lo perder posições no circuito do México.
No entanto, o que mais irritou o bicampeão mundial foi o facto de vários pilotos terem cortado a primeira curva pela relva. Esta manobra enfureceu Alonso, levando-o a afirmar de forma categórica: «A corrida acabou».
Apesar de uma espetacular ultrapassagem dupla a Liam Lawson e Pierre Gasly, uma paragem frustrante nas boxes voltou a comprometer a sua corrida. No final, Alonso foi forçado a abandonar devido a um problema nos travões. Esta nova corrida a zeros impede o asturiano de entrar no top 10 da classificação geral de pilotos, mantendo-se no 12.º lugar com 37 pontos.
Após a corrida, Alonso enviou uma mensagem clara à FIA. «Houve pilotos que saltaram as curvas 2 e 3, fizeram-nas a fundo e apareceram três ou quatro posições à minha frente. Estávamos lado a lado na entrada da curva, mas depois eles estavam muito mais à frente. Pensei que os comissários tomariam alguma medida, mas, tal como em Austin, saltar a curva 1 não é um problema. É uma pena», lamentou. Mais tarde, insistiu com maior dureza: «É a segunda vez em pouco tempo que a FIA assobia para o lado. Pois bem, lição aprendida».
O momento de maior sarcasmo ocorreu durante a comunicação via rádio com o seu engenheiro de corrida, Andrew Vizard. A troca de palavras, que não foi transmitida na íntegra, revelou a frustração do piloto espanhol.
Alonso (volta 2): «Fiz um bom arranque, mas alguns cortaram a curva 2 e agora estão três carros à frente.» Vizard: «A asa dianteira parece bem.» Alonso: «Mas é injusto estar atrás depois de fazer tudo certo. Façam alguma coisa.»
Na volta seguinte, o engenheiro tentou acalmar o piloto, mas Alonso manteve a ironia: «Se não recuperarmos, é porque não percebem nada de corridas. Isto é ridículo.» Quando soube que o caso estava a ser investigado, rematou com sarcasmo: «Transmitem sempre o que não interessa. Que passem isto, para verem o que aconteceu nas curvas 1 e 2.»
Mais tarde, enquanto seguia atrás de outros pilotos, Alonso lançou mais uma farpa, desta vez em forma de pergunta: «Tenho uma questão para a Direção de Corrida: posso cortar as curvas 2 e 3 para ultrapassar como eles fazem, ou é melhor manter-me na pista?».