Rafinha Alcântara com a camisola do Barcelona
Rafinha Alcântara com a camisola do Barcelona - Foto: IMAGO

Ex-Barcelona termina carreira aos 32 anos: «Foi difícil aceitar»

Rafinha Alcântara sofreu lesão grave em 2024 que precipitou fim de carreira

Rafinha Alcântara anunciou o fim de carreira, aos 32 anos, devido a questões físicas. Através de um vídeo divulgado nas redes sociais, o ex-Barcelona, Inter e PSG explicou as suas razões. Em 2024, o médio sofreu uma lesão grave, que o obrigou, agora, a optar por pendurar as chuteiras. 

«Há pouco mais de um ano, sofri uma lesão séria no meu joelho. Infelizmente, impede-me de voltar a competir ao mais alto nível. Foi difícil aceitar que não podia continuar, o futebol foi a minha vida desde que me lembro e entender que nunca mais me poderia dedicar a ele, como sempre fiz, foi um processo difícil. Mas, com tempo, também aprendi a olhar para trás com gratidão para a minha caminhada incrível», referiu, recordando os vários clubes que representou. 

«Tive a felicidade de viver em países diferentes, aprender novos idiomas e entrar noutras culturas. Conheci pessoas que me marcaram para sempre. Dividi balneário com ídolos e companheiros extraordinários. Defendi símbolos que admirava quando era criança e senti o apoio dos adeptos de cada estádio em que entrei. O futebol deu-me momentos inesquecíveis e permitiu-me trabalhar com grandes profissionais, que me fizeram perceber o quanto eu fui privilegiado por me poder chamar jogador de futebol», acrescentou. 

«O meu primeiro presente foi uma bola de futebol e as minhas lembranças de infância são a jogar com o meu irmão e o meu pai. Nos últimos 20 anos, o futebol foi a minha rotina, o meu combustível, a minha identidade. Hoje começa uma nova etapa diferente, sem essa adrenalina de alta competição, mas cheia de motivos para sorrir. Estou a formar uma família maravilhosa, que me enche de orgulho e felicidade, foi essencial para todo este processo. Obrigado a toda a minha família, obrigado a todos pelo apoio e carinho e obrigado ao futebol por realizar grandes sonhos. Até sempre», completou o irmão de Thiago Alcântara, que também já pendurou as chuteiras, também ele assolado por lesões. 

Rafinha Alcântara fez a formação no Barcelona. Também passou por Celta, Inter, PSG, Real Sociedad e Al Arabi, que foi o último clube a representar. Conquistou uma Liga dos Campeões pelo Barcelona, entre outros títulos, como três campeonatos e uma Supertaça Europeia. Em França, foi campeão pelo PSG.