A comitiva da Seleção Nacional está hospedada num hotel de 4 estrelas
A comitiva da Seleção Nacional está hospedada num hotel de 4 estrelas (A BOLA)

Euro-2025: eis o poderio das seleções avaliado pelos... aposentos

Inglaterra, campeã em título, está no topo da pirâmide, ou melhor, no prestigiado Dolder Grand, que já alojou Rihanna, Sophia Loren, John Wayne e Nelson Mandela. Portugal fica-se pelo meio da tabela

GENEBRA — Conforto e tranquilidade são imprescindíveis para o bem-estar de todos os comuns mortais. Se a isso acrescermos a responsabilidade de representar um país, então passam a ser premissas inegociáveis. As 16 seleções presentes nesta edição do Campeonato da Europa estão espalhadas pela Suíça, com as respetivas federações a terem feito, previamente, trabalho de campo até ser escolhida a unidade hoteleira que, por estes dias, serve de casa.

E, nesse capítulo, diga-se que a Inglaterra, campeã em título, lidera o poderio das seleções no que a aposentos diz respeito. Após muita prospecção — de acordo com a federação inglesa foram visitados 23 espaços hoteleiros —, a escolha recaiu, nada mais nada menos, do que no histórico Dolder Grand, em Zurique. Localizado na Adlisberg Hill, montanha arborizada que mais parece ser saída de cenário retirado de conto de fadas, é uma obra de arte com arquitetura imponente com vista deslumbrante para os Alpes.

Galeria de imagens 6 Fotos

Com 126 anos, foram mantidas as raízes tradicionais do espaço, mas as novas tecnologias estão ao serviço dos hóspedes, até há robôs a ajudar a equipa do bar e é lá que está um dos melhor spa do mundo. Neste momento deve estar a perguntar-se: «Qual o preço por noite?» O custo médio de um quarto duplo é de 2100 euros.

Finlândia e Alemanha fecham o pódio no que a aposentos mais caros diz respeito e Portugal encontra-se a meio da tabela, num hotel de 4 estrelas, que dista cerca de cinco quilómetros do Stade des Arbères, onde a equipa lusa lima as últimas arestas antes da estreia, ante a Espanha, na quinta-feira.

Navegadoras ecológicas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) respondeu afirmativamente ao desafio lançado pela ZERO — Associação Sistema Terrestre Sustentável — e irá adotar meios de transporte mais sustentáveis nas deslocações das Navegadoras na Suíça, privilegiando o uso de autocarro, evitando, assim, recurso a avião nas deslocações internas. Portugal, que jogará em Berna, Genebra e Sion, juntou-se à Alemanha, Bélgica, França e Países Baixos nas seleções que se deslocarão por via terrestre.

Sugestão de vídeo: