Camisola 63 do emblema da Reboleira bateu-se bem no reduto do líder da Liga
Camisola 63 do emblema da Reboleira bateu-se bem no reduto do líder da Liga

Estrela da Amadora: Alex deu à... Sola e FC Porto será para memória eterna

Jovem médio angolano, de apenas 22 anos, trouxe do Estádio do Dragão a estreia absoluta como titular ao serviço dos tricolores. Tem contrato até 2028 e é visto como jogador de presente e de futuro

Quem espera sempre alcança. O ditado assenta na perfeição a Alex Sola, que na passada segunda-feira logrou a estreia absoluta como titular do Estrela da Amadora e logo num recinto imponente: no Estádio do Dragão.

O jovem médio angolano, de apenas 22 anos, foi a surpresa reservada por João Nuno para o embate com o FC Porto, relativo à 14.ª jornada da Liga, e pese embora a derrota (1-3) dos tricolores a verdade é que Sola deu uma resposta extremamente positiva e terá, por certo, ganho pontos junto do seu treinador.

Alex Sola não só foi titular, como também completou os 90 minutos no anfiteatro portista, o que diz bem da exibição satisfatória que rubricou. O africano juntou-se a Oumar Ngom e a Paulo Moreira no meio-campo, sendo um elemento importante nos duelos individuais, mas também com forte preponderância as ações defensivas, dando uma preciosa ajuda ao último reduto dos estrelistas num jogo em que a equipa teve de defender muito mais do que propriamente atacar.

Formado no 1.º Agosto (Angola), Alex Sola entrou no futebol português na época 2022/2023, pela porta do CD Sobrado (emblema que milita na AF Porto), transitando, na temporada seguinte, para a Reboleira. Ao serviço do Estrela da Amadora jogou nos sub-23 e na equipa B, debutando o ano passado na equipa principal, por ocasião de um duelo com o Famalicão (0-0), referente à 19.ª jornada e realizado a 25 de janeiro de 2025. Foi, na altura, suplente utilizado, tendo sido lançado por José Faria (antigo treinador dos estrelistas) para os últimos 20 minutos.

Já na presente campanha, o camisola 63 tinha sido utilizado em três partidas - saiu do banco frente a Santa Clara (0-0), Aves SAD (3-0) e Casa Pia (5-3), nas 4.ª 7.ª e 10.ª jornadas, respetivamente -, mas a 14.ª ronda trouxe-lhe, então, o momento grande da sua ainda curta carreira. Agora, tal como os jogadores costumam dizer tantas vezes... é continuar a trabalhar para que surjam novas oportunidades. Alex Sola tem contrato até 2028 com o emblema da Reboleira e é tido como uma aposta de presente e de futuro.