Ex-guardião goleador aconselha Trubin: «Tem de mudar de campeonato»
Mykhailo Burch, antigo guarda-redes ucraniano, 65 anos, considera que o guardião do Benfica, Anatoliy Trubin, deveria mudar-se para o campeonato espanhol antes de pensar na Premier League, defendendo que a liga inglesa é demasiado exigente para o seu compatriota nesta fase da carreira.
Em entrevista ao portal Sport.ua, Burch, que representou clubes como o Volyn e o Veres, aconselhou Trubin a procurar um novo desafio fora de Portugal.
«Está na hora de ele mudar de campeonato. Em Portugal, adaptou-se ao futebol europeu. Ele ainda não amadureceu para a Premier League, mas para a La Liga está no ponto certo», afirmou o ex-guarda-redes.
Burch estabeleceu uma comparação entre os dois campeonatos para justificar a sua opinião, destacando a competitividade da liga inglesa: «Em Espanha, há quatro ou cinco equipas de topo que lutam sempre pelos lugares cimeiros. Mas em Inglaterra cada jogo é uma batalha. Não se pode ter a certeza do resultado antes de um jogo.»
O antigo jogador traçou ainda um plano de carreira para o guarda-redes do Benfica, sugerindo que uma passagem por Espanha seria o passo ideal antes de uma eventual mudança para Inglaterra. Burch usou o exemplo de Andriy Lunin, do Real Madrid, para alertar contra a falta de tempo de jogo.
«Algumas épocas em Espanha, mas numa equipa competitiva, e depois pode ir conquistar Inglaterra. Não como o Andriy Lunin, que está no Real Madrid sem ritmo de jogo. Qual é a sua utilidade para a seleção da Ucrânia? Nessas situações, um guarda-redes comete muito mais erros», concluiu.
Mykhailo Burch, refira-se, ficou conhecido na sua carreira por ter marcado aproximadamente três dezenas de golos, fruto da marcação de grandes penalidades. Já Anatoliy Trubin acaba de marcar um golo épico na Liga dos Campeões, na vitória por 4-2 frente ao Real Madrid.