João Nuno lamenta derrota dos amadorenses no Dragão - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+
João Nuno lamenta derrota dos amadorenses no Dragão - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+

João Nuno: «Só posso estar orgulhoso dos meus jogadores»

Técnico dos tricolores reage à derrota (1-3) frente ao FC Porto no Dragão

João Nuno reagiu, na sala de imprensa do Estádio do Dragão, ao desaire (1-3) do Estrela da Amadora ante o FC Porto, esta segunda-feira, em duelo da 14.ª jornada da Liga.

Galeria de imagens 26 Fotos

Golos em lances de segunda bola na área

«Depois de fazermos o golo foi muito duro. O FC Porto mereceu ganhar o jogo, mas, pela nossa postura, custam muito os golos que sofremos após o empate. Demos ainda mais agressividade à equipa e sofremos um golo daqueles, algo que não pode acontecer. Reagimos muito mal à segunda bola. O terceiro golo também foi estranho. O FC Porto foi melhor, mas fica a sensação de que podíamos ter tirado mais deste jogo.»

Poucas oportunidades: mais demérito ou mérito do FC Porto?

«Não é fácil para nós discutir o jogo taco a taco com o FC Porto. Tivemos uma excelente organização, o FC Porto não teve muitas situações na primeira parte. Tínhamos de ter mais coragem com bola, criámos pouco na primeira parte, mas na segunda fizemos o golo e depois acabámos por sofrer aqueles golos. Muito mérito do que o FC Porto fez. Tivemos uma organização, atitude e fomos corajosos no jogo. Só posso estar orgulhoso dos meus jogadores.»

Dificuldades na construção e pedidos ao intervalo

«Falámos muito do lado esquerdo, porque quando rodávamos a bola insistíamos sempre no mesmo corredor. Na segunda parte melhorámos bastante, tivemos duas ou três jogadas em que começámos pelo lado direito e acabámos no esquerdo. Tivemos dificuldades na construção. Com o Otávio mais baixo, tivemos um médio que há poucas semanas jogava nos sub-23. O FC Porto pressionou muito forte, podíamos ter variado mais o jogo e não o fizemos. Tenho de falar do que o Sola fez. Não é muito habitual, mas treina sempre nos limites e fez um grande jogo frente a um dos melhores meios-campos do campeonato. Quero destacar o trabalho de alguém que não é habitual nas nossas opções. São estes jogadores que eu quero no Estrela. Ele merece, num estádio destes, fazer um jogo desta categoria. Conseguiu ser agressivo e merece ser destacado.»

4x4x2 a defender e falat de ligação dos pontas de lança

«Nesse aspeto falhámos uma ou outra vez ao saltarmos ao central, mas penso que condicionámos bem o vareio. Na primeira parte faltou-nos mais capacidade com bola. Muitas vezes não é fácil, porque o Porto tem muita qualidade nesse momento do jogo.»

Alexandre Sola em destaque e o que se pode esperar do angolano no futuro

«Que continue a trabalhar desta forma. Treina sempre no limite. Vi-o com uma grande disponibilidade física durante a semana e achei que estava preparado para isto. Foi-me dando sinais de que estava pronto para competir. É um jogador muito forte fisicamente. Para acompanhar o ritmo do FC Porto, com o Victor, que é altíssimo. Aos 90 minutos ainda estava a fazer sprints.... Estou muito orgulhoso do que ele fez. É preciso dar um excelente profissionalismo e muito seguro. Temos de seguir todos este exemplo e é isto que eu quero para o futuro.»