Martin Turk espreita a titularidade na Taça, frente ao Restelo, o que representaria a sua estreia oficial pelo Estoril. Foto: IMAGO
Martin Turk espreita a titularidade na Taça, frente ao Restelo, o que representaria a sua estreia oficial pelo Estoril. Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Estoril: Turk sem seleção e com oportunidade na calha

Guardião pode defrontar o Belenenses, pela Taça, e estrear-se oficialmente com a camisola dos canarinhos. Não integrou a convocatória da Eslovénia e cumpriu integralmente a preparação para o desafio agendado para este domingo

O Estoril procura encontrar na Taça de Portugal o êxito que não tem conhecido na Liga – apenas uma vitória nas oito primeiras jornadas – e como tal aborda com muita seriedade o dérbi lisboeta frente ao Belenenses, que milita na Liga 3. Ao mesmo tempo, Ian Cathro estará a preparar alterações, concedendo algumas oportunidades no onze titular.

Uma das mudanças pode começar precisamente na baliza, até porque a conjetura tornou possível trabalhar essa eventual decisão – ao contrário do que havia sucedido na paragem FIFA anterior, Martin Turk permaneceu na Amoreira e cumpriu integralmente as duas últimas semanas de trabalho.

Desta forma, o esloveno encontrará totalmente identificado com o planeamento da equipa técnica para a 3.ª eliminatória da prova rainha e estrear-se oficialmente com a camisola do Estoril.
O guardião de 22 anos é encarado como uma forte esperança de futuro e terá no Restelo uma primeira perspetiva de mostrar predicados e render Joel Robles, titular indiscutível da baliza dos canarinhos na Liga que este domingo poderá ter prevista uma folga.

De resto, Turk tem-se habituado a ser acompanhado por experientes tutores – se no Estoril tem concorrido com Robles, na seleção da Eslovénia encontra-se na sombra de… Jan Oblak, uma das atuais referências mundiais na posição.

Por essa razão, o guarda-redes ainda não se estreou como internacional A e, para já, batalha com Igor Vekic (ex-Paços de Ferreira) e Zan-Luk Leban pelo estatuto de número 2 e uma primeira participação no futebol português, pela porta da Taça de Portugal, representará um passo em frente na sua afirmação.