«Esperem, esperem! O que estão a fazer? Não acabei!»: Sabalenka viral na entrega de prémios do US Open
Aryna Sabalenka (27 anos, 1 WTA) sagrou-se campeã do US Open no sábado, ao vencer a grande final em Flushing Meadows com um resultado de 6-3, 7-6(3) frente a Amanda Anisimova (24 anos, 9 WTA). No final do encontro, durante a cerimónia de entrega de prémios, protagonizou um momento viral, depois de a organização ter sido demasiado apressada e ter interrompido, sem motivo aparente, o discurso da campeã.
A primeira a pegar no microfone foi Amanda Anisimova, visivelmente emocionada e com lágrimas nos olhos. De seguida, foi a vez de Aryna falar, antes de receber o troféu e o (chorudo) cheque destinado à vencedora.
A tenista falou durante um minuto, momento em que foi interrompida para lhe ser entregue a recompensa monetária do US Open. «Esperem, esperem! O que estão a fazer? Não acabei!», disse Sabalenka, ao ver que a cerimónia se encaminhava para o fim. Até aquele ponto das declarações, a bielorrussa ainda não tinha tido tempo de agradecer sequer à equipa que a acompanhava.
Aryna Sabalenka, em êxtase após o título no US Open
«Sinto que, ao longo dos anos, construí uma relação, e vocês dão-me tanto apoio. No meu primeiro ano aqui, quando vi que tinha de jogar jogos consecutivos contra americanas, disse apenas: 'Nem pensar. Por favor. Não quero jogar'. Depois, no ano seguinte, quando tive de jogar novamente jogos consecutivos contra americanas nas meias-finais e na final, senti um pouco mais de apoio. Este ano senti ainda mais apoio. Por isso, estou super entusiasmada para voltar no próximo ano. Espero que todos torçam por mim. Obrigada por criarem a melhor atmosfera», disse no final do encontro.
«Esta manhã recebi um vídeo da escola de ténis onde comecei, das crianças. Estavam a encorajar-me. Chorei um pouco esta manhã. Foi então que percebi que não podia desiludi-los. Tenho de lhes transmitir energia positiva», acrescentou a campeã de Nova Iorque.
Na sequência deste resultado, Aryna parte com 11.225 pontos no ranking mundial, ocupando o 1.º lugar da WTA. Após este triunfo, Aryna colocou uma distância de 3.292 pontos em relação ao 2.º lugar, Iga Swiatek.