Aryna Sabalenka com troféu do US Open
Aryna Sabalenka com troféu do US Open - Foto: IMAGO

Aryna Sabalenka conquista maior prémio monetário do ténis feminino

Número 1 do mundo conquistou no sábado, pelo segundo ano consecutivo, o título do US Open. Sabalenka derrotou a jogadora da casa, Amanda Anisimova e garantiu o maior prémio monetário de sempre do ténis feminino

A final do US Open foi um palco de desforra. Sabalenka, após finais perdidas no Open da Austrália e em Roland Garros, conseguiu finalmente conquistar um título de Grand Slam. Anisimova teve a oportunidade de mostrar o seu melhor numa grande final, depois de ter perdido a final de Wimbledon com resultados dolorosos contra Iga Swiatek: 0-6, 0-6.

Anisimova jogou desta vez muito melhor do que na relva sagrada de Londres, mas foi Sabalenka quem acabou por conquistar o título em Nova Iorque.

Venceu a jogadora da casa por 6-3, 7-6, garantindo assim o seu quarto título de Grand Slam. A bielorrussa já tinha sido a melhor no Open da Austrália em 2023 e 2024, e agora revalidou o seu título em Nova Iorque. Isso também lhe rendeu um bom encaixe financeiro.

O maior prémio monetário no ténis feminino

No US Open, entre os quatro torneios de Grand Slam, é onde se distribui o maior valor em prémios. A vencedora, neste caso Sabalenka, beneficia bastante disso. A número 1 do mundo, pela sua vitória, pode adicionar nada menos que 5 milhões de dólares à sua conta, o que equivale a cerca de 4.300.000 euros.

Anisimova ficará certamente desapontada com a sua segunda final de Grand Slam perdida consecutivamente, mas também para ela há uma grande compensação financeira. Como finalista vencida, ela recebe apenas metade do prémio monetário de Sabalenka. No entanto, ainda lhe restam 2,5 milhões de dólares, ou seja, 2.150.000 euros, para a americana. É, sem dúvida, um valor considerável por ter jogado sete partidas de ténis.

Final masculina

O prémio monetário para homens e mulheres é o mesmo, o que significa que Jannik Sinner e Carlos Alcaraz lutarão pelos mesmos valores na final masculina de domingo. Ambos já têm garantido o valor que Anisimova recebe, mas esperam, claro, igualar Sabalenka. Para os dois rivais do ténis, além do troféu e do enorme prémio monetário, há algo ainda muito importante em jogo.