Brasil cai com estrondo em Tóquio - Foto: EPA/FRANCK ROBICHON
Brasil cai com estrondo em Tóquio - Foto: EPA/FRANCK ROBICHON

Escândalo em Tóquio: Japão recupera de 0-2 para 3-2 e vence pela primeira vez o Brasil

Jogo particular de preparação para o Campeonato do Mundo

O Japão fez história esta terça-feira, em Tóquio, ao derrotar o Brasil por 3-2 num jogo de preparação para o Campeonato do Mundo. Foi a primeira vez que a seleção nipónica venceu a canarinha e logo com reviravolta, depois de estar a perder por 2-0 ao intervalo.

A seleção orientada por Carlo Ancelotti apresentou uma formação bastante modificada em relação à goleada aplicada à Coreia do Sul (5-0) e teve dificuldades diante de um Japão compacto, rápido e disciplinado. Ainda assim, o Escrete chegou à vantagem com dois lances de grande qualidade: primeiro, aos 25 minutos, Bruno Guimarães combinou com Lucas Paquetá e serviu Paulo Henrique, que marcou o seu primeiro golo pela seleção; pouco depois, aos 31, Paquetá voltou a brilhar com um passe de cavadinha para Gabriel Martinelli, que fez o 2-0 com um remate de pé esquerdo.

Parecia um jogo controlado, mas o segundo tempo trouxe um enredo completamente diferente. Logo aos seis minutos, Fabrício Bruno errou na saída e ofereceu a recuperação a Minamino, que não desperdiçou: dominou e atirou ao ângulo para reduzir a desvantagem. O golo animou o Japão e deixou o Brasil intranquilo.

Aos 16 minutos, o empate surgiu num novo lance infeliz de Fabrício Bruno. O central tentou cortar um cruzamento de Ito, mas acabou por desviar a bola para a própria baliza, após um remate de primeira de Nakamura. O golpe final chegou aos 26 minutos, quando Ueda apareceu no coração da área para cabecear após um cruzamento da direita e fazer o 3-2 definitivo, selando a reviravolta histórica dos Samurais Azuis.

O Japão celebrou a sua primeira vitória sobre o Brasil, mostrando força e maturidade às vésperas do Mundial. Já a equipa de Ancelotti sai de Tóquio com lições a tirar — sobretudo na consistência defensiva e na gestão de vantagem — antes de nova data FIFA, em novembro.