«Envergonhado»: os números que explicam as declarações de Ruben Amorim
«Envergonhado». Foi essa a palavra usada por Ruben Amorim para analisar a queda do Manchester United na Premier League. Os red devils conseguiram o apuramento para a final da UEFA Europa League, onde vão defrontar o Tottenham, e sonham com a presença na Champions em 2025/2026.
Contudo, na Premier League o cenário é outro. A última vitória foi a 16 de março, na deslocação ao terreno do Leicester. Seguiram-se sete jogos sem vencer – dois empates e cinco derrotas –, ainda que o treinador português tenha rodado a equipa nos últimos encontros a pensar na UEFA Europa League.
O Manchester United soma 39 pontos em 36 jornadas e ocupa um dececionante 16.º lugar. O Tottenham está numa situação semelhante. Para se ter noção, red devils e spurs são as duas equipas que estão acima dos três já despromovidos.
Registo pobre em Old Trafford
O Manchester United, desde a chegada de Ruben Amorim, fez 12 jogos em Old Trafford e o registo está longe de ser positivo: três vitórias (Everton, Southampton e Ipswich), dois empates e sete derrotas. Fora, os números não melhoram muito. São três vitórias, quatro empates e seis derrotas em 13 partidas.
Contabilizando o período ainda sem Amorim, o Manchester United tem nove derrotas em casa na Premier League, o maior número numa campanha, juntamente com 1930/1931, 1933/1934 e 1962/1963. As 17 derrotas – casa e fora –, são o pior registo desde 1973/1974, quando foi despromovido.
Era pós-Ferguson: Amorim em último numa lista liderada por Mourinho
Ruben Amorim apresenta um registo de 0,96 pontos por jogo, sendo os piores números de um treinador no Manchester United desde a saída de Ferguson. José Mourinho é quem apresenta melhores números: 1,89 pontos por jogo.
Solskjaer (1,81) e Louis van Gaal (1,79) completam o pódio. Erik Ten Hag é o quarto (1,72), seguindo-se David Moyes (1,68) e Ralf Rangnick (1,54).
Antes do final da época, o Manchester United tem mais três jogos: Chelsea (fora) e Aston Villa (casa) para a Premier League e Tottenham na UEFA Europa League.
#DAZNPremier