Aursnes em ação no jogo com o Gil Vicente, no qual se lesionou na segunda parte — Foto: Rogério Ferreira/Kapta+
Aursnes em ação no jogo com o Gil Vicente, no qual se lesionou na segunda parte — Foto: Rogério Ferreira/Kapta+

Selecionador a A BOLA: «Se Aursnes não vier em março, esperaremos até junho»

Stale Solbakken, selecionador da Noruega, fala sobre lesão do médio do Benfica. Porta aberta à participação no Mundial

José Mourinho não é o único a queixar-se da lesão muscular de Fredrik Aursnes. O treinador do Benfica, após o jogo com o Gil Vicente, em Barcelos, já tinha sugerido que a lesão poderia afastar o médio da competição algum tempo e os exames complementares de diagnóstico confirmaram esse cenário — Aursnes vai parar cerca de três semanas.

É certo, pois, que o médio falhará o jogo com o FC Porto, domingo, na Luz, e também o duelo com o Arouca, fora, antes da pausa nas competições nacionais para os compromissos das seleções. Na Noruega, a situação também causa apreensão.

Aursnes anunciou que se retirava da seleção em março de 2024 para ter mais tempo e liberdade para dar prioridade a outras coisas, além do futebol. Em setembro, depois de a Noruega se qualificar para o Mundial, anunciou que estava novamente disponível para a seleção. Reconheceu, ao explicar a decisão, que de certa forma não merecia participar no Campeonato do Mundo, partilhou que tinha recuperado a energia e começado a sentir saudade dos estágios e jogos pela seleção e que tinha o apoio do selecionador, Stale Solbakken.

O treinador reagiu, em declarações ao jornal VG, ao que se passou em Barcelos. «Fredrik sofreu uma lesão que torna difícil a convocatória dele», começou por dizer Solbakken, que admitiu ter logo pensado no pior depois de ver as imagens do lance.

Solbakken e Schjelderup
Solbakken e Schjelderup

«Não sei, mas tive um mau pressentimento depois de ver o jogo. Já vi muitas destas situações – uma lesão clássica nos isquiotibiais [face posterior da esquerda] – por isso pareceu-me grave. Agora temos de aguardar pelos resultados dos exames», acrescentou Solbakken.

Estamos muito felizes por Aursnes estar novamente disponível para a seleção

Mundial à vista

Numa curta mensagem a A BOLA, Solbakken reforçou a ideia de que o que viu na televisão não lhe pareceu «nada bom». Mas deixou a porta aberta à participação de Aursnes no Mundial «Se não puder juntar-se a nós em março, teremos de esperar até junho.»

«Estamos muito felizes por ele estar novamente disponível para a seleção», vincou Solbakken.

Noruega joga dois particulares em março — com os Países Baixos, em Roterdão, e Suíça, em Oslo, respetivamente nos dias 27 e 31.