Elfyn Evans vence na Suécia e é novo líder do Mundial
O britânico Elfyn Evans, ao volante de um Toyota Yaris, venceu este domingo o Rali da Suécia, segunda prova do Mundial de Ralis (WRC), e saltou para a liderança do campeonato.
Depois de começar o último dia com 13 segundos de vantagem, Evans ainda conseguiu aumentar a diferença, terminando com 14,3 segundos de avanço sobre o japonês Takamoto Katsuta, também em Toyota Yaris. O finlandês Sami Pajari, em carro idêntico, completou o pódio e o domínio da Toyota, a 46 segundos.
What a brilliant performance 👏#WRC | #RallySweden 🇸🇪 pic.twitter.com/jMJDHT1Ze6
— FIA World Rally Championship (@OfficialWRC) February 15, 2026
No final, Evans não escondeu o alívio: destacou o excelente trabalho da equipa e o feito de colocar quatro carros nos quatro primeiros lugares.
Foi, aliás, a primeira vez desde 2010 que um construtor dominou totalmente o pódio em duas provas consecutivas — algo que não acontecia desde a Citroën.
Katsuta reconheceu que podia ter feito mais, sobretudo no sábado, assumindo que ainda há margem para evoluir.
Já o sueco Oliver Solberg, que liderava o campeonato após vencer em Monte Carlo, acabou por terminar em quarto, depois de uma saída de estrada na sexta-feira que lhe custou caro.
O melhor dos restantes foi o francês Adrien Fourmaux, em Hyundai i20, que fechou o top 5, a mais de um minuto e meio do vencedor.
Winners of Rally Sweden! 🏆👏#WRC | #RallySweden 🇸🇪 pic.twitter.com/uND99fNXdj
— FIA World Rally Championship (@OfficialWRC) February 15, 2026
Com este triunfo — reforçado pela vitória no ‘super domingo’ e pelo segundo melhor tempo na power stage — Evans assume agora o comando do campeonato com 60 pontos, mais 13 do que Solberg e 30 do que Katsuta.
A próxima paragem do Mundial é o Rali do Quénia, marcado para 12 a 15 de março.