Dettwiler continua em estado grave. IMAGO
Dettwiler continua em estado grave. IMAGO

Dettwiler continua em estado crítico e o MotoGP em suspenso

Equipa do piloto de Moto3 que ontem sofreu um violento acidente na volta de formação do GP da Malásia atualizou o estado clínico

A equipa CIP Green Power, com a qual o suíço Noah Dettwiler compete no Mundial de MotoGP, na categoria Moto3, atualizou esta amanhã o estado de saúde do piloto que sofreu um grave acidente antes do Grande Prémio da Malásia.

Dettwiler foi transportado de urgência de helicóptero do circuito de Sepang para a capital, já depois de ter sido reanimado em pleno circuito, e o pai revelou à imprensa alemã que teria tido várias paragens cardíacas e perdido muito sangue.

«Noah foi submetido a várias cirurgias nas últimas horas, que correram bem. Segundo os médicos responsáveis, o seu estado é estável, mas ainda crítico. Agradecemos a compreensão e pedimos que a privacidade de Noah e da sua família seja respeitada. Obrigado a todos pelo incrível apoio e mensagens», pode ler-se no comunicado da equipa.

Entretanto, o jornal AS conseguiu falar com Ángel Charte, o chefe médico do Campeonato do Mundo e líder da equipa médica de intervenção imediata que teve de reanimar Dettwiler e Rueda, o piloto que bateu na moto do suíço enquanto este circulava a uma velocidade bastante baixa durante a volta de formação.

«O caso de Noah é mais grave e com complicações na operação. Está estável, mas continua em estado grave. Rueda voará amanhã para Espanha apenas com uma fratura numa mão e vários traumatismos», explicou. «Dettwiler está estável, mas ainda em estado grave. O problema é a pressão intracraniana, que varia», esclareceu o médico espanhol.