Sporting e Benfica são os representantes lusos na Champions - Foto: Miguel Nunes
Sporting e Benfica são os representantes lusos na Champions - Foto: Miguel Nunes

Sexto lugar no ranking à vista: Portugal precisa só de mais uma vitória

AZ Alkmaar perdeu na Arménia e basta apenas uma das quatro equipas portuguesas ainda presentes nas competições europeias vencer um jogo até ao final da época

Só falta uma vitória! Portugal precisa apenas de mais um triunfo, no hipotético caso de o AZ Alkmaar conseguir vencer a Liga Conferência, para confirmar matematicamente o sexto lugar do ranking UEFA e passar a ter três equipas na UEFA Champions League a partir de 2027/28, duas de forma direta e outra na pré-eliminatória, ultrapassando assim definitivamente os Países Baixos.

Apesar da derrota do Benfica na receção ao Real Madrid (0-1) para a primeira mão do play-off da UEFA Champions League, ainda podem ser as águias a dar essa alegria aos portugueses, caso consigam vencer os merengues em pleno Bernabéu, mesmo que não se apurem para os oitavos de final.

Isto é possível por causa da derrota do AZ Alkmaar na Arménia contra o Noah (0-1), esta quinta-feira, no play-off da UEFA Conference League. A equipa de Penetra é a única representante neerlandês sobrevivente às fases de liga na Europa, após as eliminações de Ajax e PSV na UEFA Champions League, e de Feyenoord, Utrecht e Go Ahead Eagles na UEFA Europa League, mas não começou bem a eliminatória.

Porém, mesmo se a formação orientada por José Mourinho não conseguir ganhar em Madrid, a eliminação do AZ das competições europeias garantiria de forma imedata esse sexto lugar para Portugal: basta não conseguir recuperar da desvantagem de um golo diante dos arménios, na próxima quinta-feira.

Se o emblema de Alkmaar conseguir o apuramento e o Benfica for eliminado, caberão então ao Sporting na Champions ou a FC Porto e SC Braga na Europa de vencer um dos dois jogos dos oitavos de final em março para terminar com a questão.