Eric Dane em junho de 2025
Eric Dane em junho de 2025

Morreu Eric Dane, ator famoso por «Anatomia de Grey», aos 53 anos

Ator tinha há um ano revelado diagnóstico de ALS/ELA, esclerose lateral amiotrófica

O ator norte-americano Eric Dane, conhecido pelos papéis nas séries «Anatomia de Grey» e «Euphoria», morreu esta quinta-feira, aos 53 anos. A notícia foi avançada pela revista People. O ator lutava contra Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) desde abril do ano passado.

Um comunicado em nome da família revelou a morte. «Ele passou os seus últimos dias cercado por amigos, pela sua esposa dedicada [Rebecca Gayheart] e pelas suas duas lindas filhas, Billie e Georgia, que eram o centro do seu mundo», pode ler-se na nota.

Famoso pelo seu papel como Mark Sloan - com a alcunha 'McSteamy' - em Anatomia de Grey, que começou a interpretar em 2006, Dane teve uma carreira na televisão e no cinema que começou no início da década de 1990, onde se incluem filmes como X-Men: The Last Stand, Marley & Eu e Burlesco.

Recorde-se que foi em abril de 2025 que o ator revelou publicamente o seu diagnóstico de ALS (ELA, em português, esclerose lateral amiotrófica), uma doença neurodegenerativa rara que também afetou o físico Stephen Hawking.

Na altura, à revista People, Dane expressou gratidão pelo apoio familiar. «Fui diagnosticado com ELA. Sou grato por ter a minha amorosa família ao meu lado enquanto enfrentamos este próximo capítulo», afirmou.

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma condição que afeta o sistema nervoso central, provocando a degeneração dos neurónios motores e resultando na perda progressiva do controlo muscular e de funções vitais como a fala e a respiração.