Violento acidente deixa MotoGP em choque e piloto em risco de vida
Noah Dettwiler (CIP) está em estado crítico a ser operado a várias fracturas e o pai já revelou que perdeu muito sangue e teve múltiplas paragens cardíacas, um cenário negro que deixa em suspenso o MotoGP. Foi durante o aquecimento para a corrida da Moto3 do Grande Prémio da Malásia que o espanhol José António Rueda bateu na traseira da moto do suíço Dettwiler, um embate brutal que deixou as duas motos destruídas e os pilotos feridos no asfalto do circuito de Sepang.
💔 El accidente de Jose Antonio Rueda con Noah Dettwiler.
— Pole (@SrPole_) October 26, 2025
No entiendo cómo después de algo así se puede llegar a correr una carrera.
Desde aquí solamente quiero mandar mi mas sincero cariño la familia de los dos pilotos, espero que salga todo bien.🤞🏽pic.twitter.com/iNe3oCmi3g
Com o paddock em choque, Rueda e Dettwiler foram levados de helicóptero para o hospital de Kuala Lumpur, a 85 kmsporque não havia equipamento médico suficiente no circuito, e Dettwiller estará em estado critico. A equipa já emitiu um comunicado a pedir privacidade e revelando que o piloto de 20 anos está ser submetido a várias cirurgias.
🚨CIP Green Power Moto3 have confirmed that Noah Dettwiler will undergo multiple surgeries. The team have asked that his privacy be respected, and they won't be sharing further details at this time. #MotoGP #MalaysianGP pic.twitter.com/4e4cF92Uxu
— Crash MotoGP (@crash_motogp) October 26, 2025
De acordo com o jornal suíço Blick, o pai de Dettwiler revelou que o filho perdeu muito sangue, teve múltiplas paragens cardíacas, além de uma fratura exposta numa das pernas. O suíço sofreu ainda lesões graves nas pernas, no pulmão e baço.
A equipa do piloto suíço, a CIP Greenpower, divulgou, entretanto, um comunicado a atualizar a situação clínica de Dettwiler. «Foi transportado para o hospital de Kuala Lumpur e deverá ser submetido a várias cirurgias. Está em boas mãos e pedimos que respeitem a sua privacidade. Não vamos partilhar mais informação nesta altura».
An update from CIP Green Power on Noah Dettwiler 🙏#MotoGP #Moto3 #MalaysianGP pic.twitter.com/gMGWI9M4th
— TNT Sports Bikes (@bikesontnt) October 26, 2025
Rueda, o espanhol campeão antecipado de Moto3, parece ter um quadro clínico menos grave, mas a equipa da Red Bull KTM Ajo já confirmou uma fratura na mão, várias concussões e lesões no corpo.
A corrida de Moto3 acabou por ser reduzida para apenas dez voltas, mas os fãs e adeptos da modalidade estão indignados com o facto da mesma se ter realizado.