Onda de euforia em Cabo Verde
Onda de euforia em Cabo Verde

Mundial: governo cabo-verdiano dá tolerância de ponto em dia do jogo decisivo

Vitória da seleção sobre Essuatíni carimba apuramento inédito

Artigo publicado originalmente a 8 de outubro

Em Cabo Verde, está tudo a pensar no mesmo e esta segunda-feira o país vai mesmo parar. Para um dia que poderá ser memorável para o país africano, o governo cabo-verdiano anunciou uma medida excecional para apoiar a seleção nacional num dos jogos mais importantes da sua história.

Os funcionários públicos da ilha de Santiago terão tolerância de ponto a partir das 12h00 locais (14h00 em Lisboa), permitindo que possam acompanhar o decisivo encontro frente a Essuatíni, a contar para a qualificação para Mundial 2026, que começa às 17 horas de Lisboa.

«Dia 13, para o jogo com Essuatíni, o Governo concede tolerância de ponto em Santiago, a partir das 12h00, para que a nossa seleção tenha o maior apoio de sempre», escreveu o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na sua página oficial do Facebook, na semana passada.

Depois do empate a três golos diante da Líbia, os tubarões azuis continuam na liderança do Grupo D e dependem apenas de si. Uma vitória sobre Essuatíni, lanterna-vermelha do grupo, garantirá a presença inédita dos na fase final da competição, que se disputará nos Estados Unidos, Canadá e México.

Com o país mobilizado em torno da seleção, o jogo promete ser mais do que uma partida de futebol - será um momento de união nacional e de esperança num feito sem precedentes para o desporto cabo-verdiano.