João Ferreira terminaram em 12.º no prólogo do Dakar 2026, onde o sueco Mattias Ekstrom foi o mais rápido. DR
João Ferreira terminaram em 12.º no prólogo do Dakar 2026, onde o sueco Mattias Ekstrom foi o mais rápido. DR

Dakar 2026: João Ferreira em 12.º lugar no primeiro dia do rali

O prólogo que se realizou este sábado em Yanbu, na Arábia Saudita, foi o primeiro aperitivo para o Dakar onde, este ano, participam 26 portugueses. O piloto de Leiria, que aponta ao pódio, ficou a 19 segundos do vencedor do prólogo, que definiu a ordem de saída para a primeira etapa

Os portugueses João Ferreira e Filipe Palmeiro (Toyota Gazoo Racing SA) terminaram em 12.º lugar o primeiro dia do Rali Dakar 2026, demorando mais 19 segundos do que o piloto sueco da Ford, Mattias Ekstrom, ao volante do protótipo Raptor preparado pela M-Sport, que venceu o prólogo, em Yanbu, na Arábia Saudita, de 98 km, 23 dos quais cronometrados em 10.48 minutos. O sucesso da Ford foi complementado por outro piloto da equipa, o americano Mitchell Guthrie, que terminou em segundo lugar, a 8 segundos do seu colega de equipa.

«O prólogo trouxe exatamente aquilo que antecipava antes da prova: o nível competitivo é muito elevado. Existem vários pilotos com capacidade para liderar e não vai existir espaço para qualquer desatenção. Foi uma etapa curta e limpa, onde o carro esteve ao nível que gostaríamos e onde conseguimos seguir a linha que tínhamos traçado. Mais do que os tempos o Prólogo serve para percebermos se estamos no ritmo certo», afirmou João Ferreira, que compete pela quarta vez na mais dura maratona de desporto motorizado, desta feita ao volante da Toyota Hilux IMT Evo da Toyota Gazoo Racing South Africa.

O qatari Nasser Al-Attiyah chegou em quarto lugar, oito segundos depois do primeiro, e o espanhol Carlos Sainz (Ford) em 8.º (+15 segundos). Sebastien Loeb, da equipa The Dacia Sandriders, tal como Al Attiyah, foi 17.º (+34 segundos).

A portuguesa Maria Gameiro (X-Raide Team) demorou mais 2.03 segundos do que o vencedor e foi 56.ª.

Nas motos, o espanhol Edgar Canet ganhou a primeira especial da carreira aos 20 anos e converte-se, segundo os registros disponíveis, o mais jovem vencedor da história do Dakar, na sua estreia. O piloto oficial da KTM impôs-se ao companheiro de equipa Daniel Sanders (+3 segundos) e à Honda de Ricky Brabec (+5 segundos).

O melhor português foi o estreante Martim Ventura (Monster Energy Honda HRC) que demorou mais 1.05 minutos e chegou em 21.º, pouco antes de Bruno Santos (BS - Frutas Patricia Pilar) que foi 25.º sete segundos depois do compatriota. Pedro Pinheiro (Old Friends Rally Team) foi 66.º, demorando mais 3.22 minutos do que o primeiro, e Nuno Silva, seu companheiro de equipa, fez 80.º.

 Na categoria T4 (SSV) há seis duplas portuguesas em ação e neste sábado Gonçalo Guerreiro/Maykel Justo (Loeb Motorsport), agora pilotos de fábrica na Polaris, foram os melhores terminando em segundo lugar, quatro segundos depois do companheiro de equipa Brock Heger.

Pouco depois, em 4.º lugar, chegaram João Monteiro e Nuno Morais (Can-Am Factory Team) com 20 segundos de atraso.

Já Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (Old Friends Rally Team), que se apresentam como campeões do Mundo em título, terminaram em 9.º, demorando mais 39 segundos do que o americano vencedor.

Hélder Rodrigues e Gonçalo Reis (Santag Racing) chegaram em 14.º (+ 49 segundos) e, ainda no top 20, João Dias / Daniel Jordão (Santag Racing) foram 19.º (+1.14 minutos). Bruno Martins / Eurico Adão (Santag Racing) fecharam o grupo de portugueses no 32.º lugar a 2.05 minutos do líder.

Rui Carneiro / Fausto Mota (MMP) T3 Rally Raid G Rally Team foram a melhor das duas duplas portuguesas na categoriaT3 Challenger, com protótipos construídos de raiz para o off-road, tendo terminado em 15.º lugar, 40 segundos depois do vencedor, o neerlandês Paul Spierings (12.40 minutos). Pouco depois, em 18.º, chegaram Pedro Goncalves / Hugo Magalhães (BBR Motorsport), 11 segundos depois dos compatriotas.

A classificação do prólogo do Rali Dakar tem como objetivo determinar a ordem de partida para a primeira etapa longa de domingo.

O percurso da primeira etapa é em redor de Yanbu, com uma extensão de 305 quilómetros, e os troços de ligação totalizam mais 518 km.