Jovens do Jong Ajax após uma goleada sofrida na liga
Jovens do Jong Ajax após uma goleada sofrida na liga - Foto: IMAGO

Crise na formação do Ajax: apenas há 10 dias no cargo, Cruyff despede treinador

Willem Weijs, técnico da equipa B, foi demitido pelo diretor técnico Jordi, deixando o clube no último lugar da segunda divisão neerlandesa

Jordi Cruyff está há apenas dez dias no cargo de diretor técnico do Ajax, mas já está a tomar decisões impactantes em Amesterdão. Ao despedir Willem Weijs, que tinha contrato até ao final da época, toma a sua primeira grande decisão no clube. Antes de se tornar treinador do Jong Ajax, Weijs era o treinador principal dos sub-19. Cruyff tem agora a tarefa de encontrar rapidamente um novo rosto para liderar o grupo de talentos.

Jordi admitiu que sentiu a necessidade de intervir no Jong Ajax, após a goleada sofrida em casa do Graafschap, por 0-4. «Foi uma escolha difícil, especialmente porque acabei de começar. Mas, claro, é principalmente doloroso para Willem Weijs. Acredito que é necessária uma renovação no Jong Ajax», explicou, numa altura em que também a equipa principal não está na melhor fase, após ter sido eliminada na fase de liga da Champions e ocupar apenas o quarto lugar na Eredivisie.

Os resultados do Jong Ajax também o confirmam: a equipa está em último lugar na segunda divisão e a diferença para o 19.º classificado, o Vitesse, é de 4 pontos. É de notar que o Vitesse começou a competição com -12 pontos, após uma decisão federativa. Nos últimos anos, a formação do clube tem sido considerada como uma das melhores do mundo, produzindo uma enorme quantidade de talentos, como Frenkie De Jong, De Ligt, entre outros.

«Esta é uma equipa importante para nós, onde os talentos se desenvolvem em aspetos muito específicos, tanto nos treinos como nos jogos. Quero um treinador experiente no Jong Ajax que tenha trabalhado em diferentes culturas futebolísticas e que consiga transmitir uma mentalidade vencedora ao grupo», disse Cruyff.