Como o Sporting B pode baralhar as contas para a baliza do Benfica
A lesão muscular na coxa direita sofrida por Samuel Soares ainda na primeira parte da visita do Benfica ao Farense, nos oitavos de final da Taça de Portugal, fez soar os alarmes na baliza encarnada.
Anatoliy Trubin continua dono e senhor das redes encarnadas e deve entrar de início diante do Famalicão, na segunda-feira, mas a provável ausência de Samuel Soares abre uma rara oportunidade para um guarda-redes diferente sentar-se no banco de suplentes do Estádio da Luz.
Diogo Ferreira seria o candidato óbvio a ocupar o lugar do habitual guardião suplente do Benfica nas duas últimas épocas e meia. O guardião de 18 anos integrou a comitiva da equipa principal no Mundial de Clubes e sentou-se no banco de suplentes nas visitas ao Nice (2-0) e ao Fenerbahçe (0-0) nas pré-eliminatórias da UEFA Champions League, ainda com Bruno Lage ao leme.
Diogo Ferreira continuou a ser presença assídua nos treinos da equipa principal sob a batuta de José Mourinho, que o convocou para o duelo diante do Chelsea, a 30 de setembro.
Em paralelo, o guardião de 18 anos tem ganho ritmo competitivo na Liga 2, ao serviço do Benfica B, pelo qual jogou 13 das 14 jornadas disputadas até ao momento. O papel preponderante na equipa de Nélson Veríssimo justifica, precisamente, o facto da presença de Diogo Ferreira na receção dos encarnados ao Famalicão estar em dúvida.
Duas horas e quarenta e cinco minutos antes do pontapé de saída no Estádio da Luz, o Benfica B, 15.º classificado com 15 pontos, recebe o Sporting B, vice-líder, na 15.ª jornada da Liga 2, no Benfica Campus, no Seixal.
A situação perigosa que as águias enfrentam na tabela, com os mesmos pontos da Oliveirense, que ocupa o lugar de play-off, e com três de vantagem para o Paços de Ferreira, primeira equipa em zona de descida direta, pode precipitar a titularidade de Diogo Ferreira no Seixal.
Caso tal aconteça, Arnas Voitinovicius é o principal candidato a sentar-se no banco de suplentes do Benfica na receção ao Famalicão. O guarda-redes lituano de 19 anos, habitualmente utilizado nos sub-23 integrou os treinos da equipa principal na antecâmara da 15.ª jornada, para suprimir a ausência de Samuel Soares.
Voitinovicius até começou a época como suplente de Diogo Ferreira na equipa B e de Gonçalo Sobral nos sub-23, mas foi titular em três dos últimos encontros disputados pelos comandados de Vítor Vinha. O guardião de 19 anos cumpre a terceira temporada ao serviço dos encarnados, depois de ter chegado ao clube em janeiro de 2024.
O guarda-redes lituano, que se estreou como sénior com apenas 16 anos no FK Riteriai do país-natal, foi o dono da baliza dos sub-19, na época de estreia na Luz, e nos sub-23, na temporada transata.
O duelo do Benfica diante do Estoril, a contar para a 18.ª jornada da Série B da Liga Revelação, agendado para as 11h de segunda-feira pode, ainda assim, travar a primeira convocatória de Voitinovicius para a equipa principal e promover a chamada de Leonardo Lopes.
O guardião de 17 anos já integrou a comitiva às ordens de José Mourinho para duelos fora de portas, mas ainda não figurou na ficha de jogo. A sobreposição de jogos pode jogar a favor do guarda-redes habitualmente utilizado nos sub-19.