Com Ancelotti, Vinícius volta a ser Vinícius
Carlo Ancelotti é um dos treinadores da história do futebol com mais sucesso, tendo já conquistado cinco Ligas dos Campeões (três pelo Real Madrid e duas pelo Milan), três Mundiais de Clubes. Além de títulos em Itália, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha.
Além disso tem vindo a deixar marcas em muitos jogadores, retirando deles o melhor. Por isso, Vinícius Jr. Escreveu-lhe uma carta com mensagem fortíssima quando o italiano deixou o Real Madrid.
Dela poderemos retirar alguns excertos mais relevantes, como os que se seguem, no português açucarado que se fala e escreve no Brasil: «Desde a sua chegada a Madri, você mudou minha vida como jogador e como pessoa. Você me deu confiança, me fez crescer e esteve ao meu lado a cada momento, dentro e fora de campo»; "Ganhamos duas Champions, duas LALIGAs e muitos outros títulos... Mas o que eu mais valorizo foi a forma como você me tratou, a humidade e a maneira como você dirigiu essa equipe durante os últimos anos»; «Construímos coisas que vão além do futebol. Você me defendeu e me protegeu quando eu mais precisei».
A carta termina com um «Esse é o destino. Eu te espero no Brasil!». E o reencontro parece ter devolvido a Vinícius Jr. A alegria de jogar e o rendimento altíssimo que fez dele um dos mais sérios candidatos a vencer a Bola de Ouro. Para já, marcou dois golos e fez uma assistência em três jogos no escrete e depois de exibição de gala no goleada por 5-0 frente à Coreia do Sul voltou a deixar rasgados elogios a Carlo Ancelotti
. «É o melhor treinador que já tive, aquele que me deu mais confiança, aquele com quem sempre joguei melhor», começou por dizer, acrescentando: «Agora ele está aqui, estamos a trabalhar novamente, na seleção, e depois de três jogos com ele, consegui marcar dois golos e dar uma assistência, o que me deixa muito feliz.»
Mas Carlo Ancelotti não é só um dos melhores treinadores do Mundo, é também um técnico que mais do que o elogio fácil tem máxima exigência para com os seus jogadores e isso ficou bem vincado numa das declarações que antecederam o jogo com a Coreia do Sul.
Palavras que alguns analistas no Brasil até defenderam que poderiam ter como alvo Vinícius Jr.: «Há uma relação muito boa entre os jogadores e eu gosto disso. Para chegar a um objetivo o ambiente é muito importante. Cada um de nós pensa num objetivo que é muito claro: que tem que ser ganhar o Mundial, e não ser o melhor jogador do mundo, ou do Mundial. Não quero jogadores que pensam em estar no Mundial para serem os melhores. Têm que estar no Mundial para ganhar.»
E é com esta filosofia que Carlo Ancelotti já conquistou. Se antes os apaixonados adeptos brasileiros desconfiavam da sua seleção e pouco acreditavam no sucesso, nos últimos tempos voltou a antiga fé no escrete.
E voltou porque o treuinador fez com os brasileiros o que fez com Vinícius Jr. No Real Madrid e que o número sete deixou claro na carta que colocámos no início do texto: «Você deu-me confiança, fez-me crescer e esteve ao meu lado a cada momento.»